sábado, 5 de maio de 2018

Apresentação musical reúne mais de 70 artistas no Cruzeiro dos Peixotos


A educação é destaque no calendário cultural do município. Neste sábado (5), diversas instituições recebem eventos em alusão ao Dia da Família na Escola. Um dos palcos será a Escola Municipal José Marra da Fonseca, no distrito de Uberlândia, Cruzeiro dos Peixotos. A partir das 9h, o distrito se tornará o destino de mais de 70 artistas, que integram a Orquestra Experimental de Uberlândia.
Com uma variedade de ritmos e expressões, o grupo preparou um repertório especial, que promete contagiar aqueles que se deslocarem até a instituição. Regente e organizador do projeto, Ângelo Marques adiantou um pouco do que o público irá encontrar.
“Será um concerto didático, voltado para um formato pedagógico, no qual reunimos mais de 70 músicos para se apresentarem. Preparamos um repertório especial e esperamos que todos possam identificar de alguma forma. É mais uma apresentação que fazemos como parte da programação deste mês. Já estivemos no Teatro Municipal e também estaremos na Oficina Cultural no próximo dia 11, em comemoração ao Dia das Mães”, antecipou.

Diversidade de ritmos
    Assim como em outras apresentações, o espetáculo desde sábado busca aproximar ainda mais o público presente. De “Trenzinho Caipira”, de Heitor Villa-Lobos, até “Viva La Vida”, de John Martin, os artistas promovem uma verdadeira expedição pelo universo da música, incluindo a trilha de Jurassic Park e Star Wars, de John Willians, Halleluia, de Leonard Cohen, Happy Day, de Edwin Hawkins, e canções de Milton Nascimento e Pixinguinha.

Sobre o projeto
Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PMIC), o evento é uma consolidação de um projeto que há 16 anos promove a música no bairro Shopping Park, onde se desmembrou na Orquestra Experimental, como lembra o regente e organizador Ângelo Márquez.
      “Começamos com um conjunto de flauta e fomos evoluindo, até ampliar para a Orquestra Experimental de Uberlândia, há seis anos. É uma iniciativa muito importante, principalmente para o bairro Shopping Park, onde o projeto foi criado e que hoje permite que 284 pessoas, de 5 a 25 anos, possam aprender e se aperfeiçoar na música. Nosso objetivo é que, até 2020, esses alunos formem uma orquestra profissional, e acredito que estamos no caminho certo”, completou.

Educação e cultura
         Com o desenvolvimento do projeto, termos como contrabaixo, violino, trompa, piano, trompete, flauta transversal, percussão sinfônica e violloncello passaram a fazer parte do vocabulário dos participantes do grupo que, desta vez, poderão trocar ainda mais experiências junto aos pais, professores e alunos da E.M. José Marra da Fonseca. Com o intuito de estar em contato permanente com a comunidade escolar, o sábado letivo promoverá diversas atividades em instituições de ensino.

Clique aqui e confira a programação de algumas escolas para este sábado (5)
  
Prestigie!
O quê: Espetáculo ‘O Pássaro nas Águas’
Quando: sábado (5), às 9h
Onde: E.M. José Marra da Fonseca, localizada na rua da Educação, 146, distrito de Cruzeiro dos Peixotos
Entrada franca

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Apresentação musical reúne mais de 70 artistas no Cruzeiro dos Peixotos
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial