sexta-feira, 11 de maio de 2018

Alunos das engenharias e arquitetura da ESAMC conhecem o novo CD da Uberlândia Refrescos



 Na manhã desta quinta-feira, 10 de maio, aconteceu um encontro com alunos dos cursos de engenharia civil, ambiental, mecânica, produção e de arquitetura, do 1º ao 9º período, da ESAMC, unidade Uberlândia, no novo Centro de Distribuição da Uberlândia Refrescos. Na ocasião, o gerente industrial, Luiz Fernando Traba, apresentou o processo de construção sustentável da edificação, que visa a Certificação LEED*.

A Certificação LEED
Pela definição da Green Building Council (GBC) Brasil LEED, ou Leadership in Energy and Environmental Design, está mudando a maneira como pensamos sobre como os edifícios e as comunidades são planejados, construídos e operados. Líderes, dos mais de 160 países que utilizam a Certificação, fizeram o LEED ser a principal plataforma utilizada para green buildings ou edifícios verdes, com mais de 170 mil m² certificados diariamente.
Esta certificação funciona para todos os edifícios e pode ser aplicado a qualquer momento no empreendimento. Os Projetos que buscam a certificação LEED serão analisados por 8 dimensões. Todas possuem pré-requisitos (práticas obrigatórias) e créditos (recomendações) que a medida que atendidos, garantem pontos à edificação. O nível da certificação é definido, conforme a quantidade de pontos adquiridos, podendo variar de 40 pontos a 110 pontos. Os níveis são: Certificado, Silver, Gold e Platinum.

A visita na Uberlândia Refrescos
Inicialmente foi demonstrado aos alunos um panorama completo de toda a tecnologia presente no Centro de Distribuição. O gerente industrial participou diretamente das etapas da obra e discorreu com os alunos noções sobre sustentabilidade aplicada nas áreas civil, ambiental e econômica.
De acordo com Luiz Fernando Traba, a visita é um importante meio para nos aproximarmos dos nossos públicos. “Poder apresentar o Centro de Distribuição com toda a tecnologia aplicada visando à sustentabilidade é muito importante para alunos que saem das faculdades com muita teoria e com esta oportunidade, veem na prática como cada conceito é implantado”, disse Luiz.
Para os alunos o evento foi um episódio marcante, que trouxe experiências únicas, como o da futura engenheira civil, Adrielli Dias Lourenço.

“Sem dúvidas, a construção do Centro de Distribuição da Uberlândia Refrescos traz uma imensa contribuição para o desenvolvimento sustentável não só para a nossa cidade como para toda a região. A minha percepção sobre a obra é de um grande avanço na área de engenharia em suas diversas ramificações e que o mesmo deveria ser tomado como referência para desencadear mudanças nos projetos e execuções no setor de edificação, seja industrial, comercial ou até mesmo residencial da cidade, visando respeito social e ambiental, que são alguns dos quesitos da sustentabilidade”, falou Adrielli.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Alunos das engenharias e arquitetura da ESAMC conhecem o novo CD da Uberlândia Refrescos
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial