segunda-feira, 2 de abril de 2018

Pesquisa revela negócios promissores para 2018


Alimentação, saúde e serviços na área de estética e beleza estão na lista de atividades com mais chance de sucesso 

O potencial de sucesso de quem pretende investir no próprio negócio em 2018 pode estar relacionado às atividades dos ramos de alimentação, saúde e serviços pessoais com destaque para estética e beleza. A tendência foi apontada em pesquisa realizada pelo Sebrae Nacional que apontou os segmentos com mais chance de sucesso em termos de expansão do número de estabelecimentos ou de empreendedores no país. 
A lista de negócios mais promissores para 2018 foi feita com base nos segmentos com maior taxa de abertura e expansão nos últimos anos e tendências da economia nacional e mercado externo. Entre os exemplos de negócios em alta, o estudo apresenta micro e pequenas empresas ou mesmo microempreendedores individuais (MEIs) para o fornecimento de marmitas, serviços para idosos, atividades de estética e saúde para PET. 
A pesquisa ainda revela as atividades com maior expansão do número de estabelecimentos ente 2013 e 2016. A abertura de lojas de conveniência foi destaque no período, uma vez que o número de estabelecimentos passou de 441 em 2013 para 1.106 em 2016, um crescimento médio anual de 36%. Relevante também o crescimento do serviço ambulante de alimentação e o fornecimento de alimentos preparados para consumo das famílias, que cresceram 24% ao ano.
Outro setor que chama atenção pelo percentual de crescimento foi o de prestação de serviços como pequenas reformas, instalação e manutenção elétrica, serviços de pintura e serviço de obras de alvenaria, que aumentou acima de 20% ao ano. A pesquisa lista também as atividades com o maior número de registro de novos MEIs entre 2013 e 2017. Em 1º lugar, aparece marketing direto, com crescimento médio anual de 34%, seguido por fabricação de produtos de padaria e confeitaria (33%), treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial (31%) e promoção de vendas (30%).
O consultor do Sebrae Minas, Alexandre Tronconi reforça que a instituição está à disposição para atender os empreendedores que têm interesse em investir num negócio próprio. “É preciso conhecer o mercado e, mais ainda, o setor em que deseja investir para elaborar um bom plano de negócios que será útil tanto na criação quanto na gestão do negócio. Além disso, é imprescindível a elaboração contínua dos controles financeiros da empresa para que se tenha suporte na tomada de decisões e planejamento mais eficientes. Hoje, o consumidor está mais exigente e procura por produtos e serviços práticos, inovadores, sustentáveis, com qualidade, preço baixo e comodidade”, afirma.

Segmentos com potencial de expansão em 2018:
- Alimentação: fornecimento de alimentos preparados, fabricação de alimentos e pratos prontos, comércio de produtos alimentícios;
- Saúde: venda de planos de previdência complementar e de saúde, atividades de condicionamento físico, serviço de diagnóstico por imagem, atividades de fisioterapia, atividade médica ambulatorial, ensino de esportes, instituições para idosos e serviço veterinário (saúde para PET);
- Educação: educação infantil, treinamento profissional/gerencial, transporte escolar e ensino de esportes;
- Comunicação / Computação: serviço de comunicação/multimídia, desenvolvimento de softwares, portais/provedores de conteúdo e outros serviços de internet.
- Vendas: marketing direto, promoção de vendas, representação comercial, fabricação de letreiros e placas;
- Entretenimento: casas de festas e eventos, e lojas de conveniência.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Pesquisa revela negócios promissores para 2018
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial