Entenda como
desenvolver conteúdos
interessantes pode ser estratégico para atrair mais clientes
Estima-se que existam mais 10 milhões de site ativos no
Brasil. Diante de tanta concorrência, o marketing digital deixou de ser
tendência para se tornar um investimento indispensável no mundo empresarial.
Dentro desse universo virtual, o chamado Inbound Marketing já
é umas das principais estratégias para atrair o interesse das pessoas. Mas como
um pequeno negócio pode utilizar dessa estratégia para chamar a atenção do seu
cliente? A resposta pode estar no marketing de conteúdo.
De acordo com a Content Trends, maior
pesquisa sobre o assunto no país, 71% das empresas brasileiras já adotam o marketing de conteúdo.
Aquelas que utilizam dessa estratégia chegam a receber até duas vezes mais
visitas e geram três vezes mais oportunidades de negócios que as demais
empresas que não adotam o marketing de conteúdo.
“O primeiro passado é saber que o
marketing de conteúdo não é produzir informações sobre o que sua empresa faz,
mas sobre o que seus clientes precisam. Mais do que isso, é disponibilizar um
conteúdo de relevância e qualidade para educar e aproximar seus clientes, e
potenciais compradores de forma natural e espontânea com o objetivo de gerar
mais negócios”, explica a analista do Sebrae Minas, Luciana Lessa.
O marketing de conteúdo pode ser
utilizado em canais como: blogs (artigos, vídeos e e-books), sites, redes sociais e e-mail marketing. Para ser utilizado da
forma correta é preciso definir e conhecer o público do seu negócio para produzir
exatamente o conteúdo do seu interesse. “Vale lembrar que não é só escrever um texto em um blog ou um post
no Facebook, é preciso conhecer o público alvo para pensar o que escrever,
definir qual o melhor momento para publicar, em qual canal e o melhor formato
(texto ou vídeo), além do resultado que se pretende alcançar”, alerta a analista do Sebrae Minas.
Além de ser uma estratégia barata, o
marketing de conteúdo é também uma forma de ser referência para seus clientes
em determinados assuntos ligadas a atuação do seu negócio, ganhar a confiança
do mercado, ter influência na decisão de compra, divulgar e gerar valor para a
marca, melhorar a experiência do pós-vendas, adquirir novos clientes e aumentar
a visibilidade da empresa na internet. “Produzir conteúdo relevante é uma
melhor forma de colocar seu site na primeira página do Google, onde ele
sempre será encontrado pelo seu público”, justifica Luciana.
Tão
importante como produzir e disponibilizar o conteúdo, o monitoramento também
deve ser pensando.Entender o efeito que o conteúdo está causando no relacionamento
com o seu cliente é fundamental, pois descobrir rápido os problemas significa
poder solucioná-los a tempo. “O monitoramento vai depender do canal
utilizado e deve ser realizado diariamente para verificar como o seu conteúdo
está sendo visto. Outra forma de fazer isso é analisar se houve o aumento das
vendas ou a ampliação da sua carteira de clientes”, afirma a analista do Sebrae
Minas.
Reload
Para os empreendedores que querem saber mais
como usar o marketing de conteúdo, o Sebrae Minas promove a segunda edição do
Reload - Seminário de Marketing Digital. Realizado entre os dias 17 e 19
de maio, em Belo Horizonte, o evento reúne profissionais renomados no mercado
digital, entre eles: Jonh Hall, autor do best-seller “Top of Mind”, cofundador
da Influence & Co, maior produtora de conteúdo especializado dos Estados
Unidos e Vitor Peçanha, co-fundador da Rock Content, maior empresa de marketing de
conteúdo da América Latina. As inscrições para o Reload podem ser feitas pelo site www.sebrae.com.br/minasgerais ou pelo 0800 570
0800.
Dez dicas
para fazer um planejamento estratégico do conteúdo
1. Defina o objetivo.
2. Conheça e selecione o
público alvo.
3. Defina o tipo de linguagem
será utilizada.
4. Identifique os canais e
ferramentas que serão usados.
5. Faça a integração entre os
canais e/ou ferramentas empregadas.
6. Mantenha os canais abertos
para receber feedback dos consumidores e sempre respondê-los.
7. Entenda o que o
concorrente está fazendo e esteja um passo à frente.
8. Defina tarefas e metas.
9. Atualize o cronograma para
que todos os processos sejam cumpridos no prazo.
10. Monitore sempre.
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Marketing de conteúdo para alavancar os pequenos negócios
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Oleh
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