domingo, 22 de abril de 2018

Juros de cartões de loja podem chegar em até 875% ao ano


Associação avalia 37 cartões e mostra que eles não são tão vantajosos para o consumidor 

Os cartões de marcas próprias, também conhecidos como private label, são cada vez mais populares entre os consumidores, porém, os juros podem ser abusivos. A Proteste, associação dos consumidores, avaliou 37 cartões e constatou que eles não são tão vantajosos quanto aparentam. Por trás das facilidades, a associação encontrou juros extremamente altos. Os juros dos cartões das redes Riachuelo e Sonda foram considerados os maiores: 875,25% ao ano. 
Há como driblar estas taxas, mas é preciso entender como este sistema funciona em primeiro lugar. Cartões como os da C&A e Renner podem ser usados tanto nas lojas próprias (nesse caso, private label) quanto em outros estabelecimentos (são os híbridos). Entretanto, isso não quer dizer que a transação seja feita apenas entre o lojista e o consumidor. Nessa relação, existem ainda as financeiras, responsáveis pela liberação do crédito usado para refinanciar a fatura, como prevê a legislação.
A anuidade dos cartões também foi um fator avaliado pela Proteste. Para este aspecto, as instituições, na maioria das vezes, prometem não cobrar dos consumidores, porém, em análises mais profundas a entidade constatou que não é bem assim. Os únicos cartões avaliados que realmente não possuem anuidade, por exemplo, são os da Riachuelo, Renner (ambos para os cartões que só permitem comprar na própria loja), Petrobras e Saraiva (estes são cobranded). 
Geralmente a taxa de anuidade é cobrada dos consumidores conforme seu uso. Por exemplo, o "Meu Cartão", da Renner, cobra R$ 118, com esse cartão, também é possível comprar em outras lojas. O Shell, operado pelo Santander, tem anuidade isenta só nos três primeiros meses, depois o valor é alterado de acordo com o gasto efetuado nas faturas. A estas informações o consumidor deve estar atento.

Tipos de cartões:
Private Label - Cartões de marca própria que servem para comprar na loja que os fornecem. São atraentes pela “ausência” de custos, facilidade em adquiri-los e possibilidade de adiar o pagamento em até 40 dias, em média.
Híbrido – São cartões de marca própria que também têm a função crédito. Com ele, é possível comprar tanto na loja que o forneceu quanto nas redes que aceitam a sua bandeira (Visa e Mastercard), com limites diferenciados.
Co-branded –  São cartões emitidos por uma instituição financeira em parceria com um estabelecimento comercial (postos, supermercados, etc.). O objetivo é fidelizar os clientes, oferecendo diversas vantagens.
Concluindo, nos cartões clientes os consumidores devem aproveitar as partes boas, tal como os descontos e alertas para promoções específicas. Também é recomendável evitar pagar anuidades ou assegurar que o uso que fazem compensa o custo e, finalmente, evitar a todo custo utilizar o crédito desses cartões, especialmente os mais caros.
A Proteste continua a criticar a falta de intervenção do poder legislativo e de supervisão nestas taxas de juro e defende a criação de um máximo para este tipo de crédito.


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Oleh

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