segunda-feira, 16 de abril de 2018

Hospital Santa Genoveva orienta sobre cuidados com a voz

Otorrinolaringologista do Hospital Santa Genoveva e Clínica Otoface, Valmir Tunala Júnior,

Comemorado anualmente em 16 de abril, o Dia Mundial da Voz tem como objetivo chamar a atenção para os cuidados com a voz. Nesta data, o Santa Genoveva pretende alertar sobre a importância das alterações de voz, que podem ser sinais de doenças.
Uma das doenças mais comum que pode se manifestar por alteração na voz é o câncer de laringe. Doença que, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA)ocorre principalmente em homens e representa aproximadamente 25% dos tumores malignos que ocorrem na região da cabeça e pescoço. De acordo com o site do Instituto, em 2013 ocorreram 4.141 mortes pela doença, sendo 3.635 homens e 506 mulheres; existe estimativa de 7.670  novos casos para 2018, podendo atingir 6.390 homens e 1.280 mulheres. Rouquidão por várias semanas, alteração na voz, feridas na garganta que não cicatrizam, tosse frequente e persistente, dor e dificuldade para engolir e nódulo ou massa no pescoço, estão entre os possíveis sintomas do câncer de laringe.
Para o otorrinolaringologista do Hospital Santa Genoveva e Clínica Otoface, Valmir Tunala Júnior, os profissionais que utilizam sua voz diariamente precisam estar atentos com a saúde vocal. “Muitos desconhecem ou negligenciam os efeitos negativos da falta de cuidado com a voz e acham que uma rouquidão pode ser tratada de maneira simples, por exemplo. É importante conscientizar que visitas periódicas ao otorrinolaringologista podem prevenir doenças graves e, também, tratá-las precocemente”, finaliza o médico.

Como cuidar da voz
É importante manter uma alimentação saudável e equilibrada, beber bastante água, não gritar em excesso ou cochichar, falar pausadamente, não fumar e consultar um otorrinolaringologista regularmente.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Hospital Santa Genoveva orienta sobre cuidados com a voz
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial