sexta-feira, 6 de abril de 2018

Dia Mundial de Combate ao Câncer reforça importância de hábitos saudáveis para prevenir a doença



Peso adequado e exercícios físicos são fundamentais para  diminuir a chance de desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

Brasil deve ter 600 mil novos casos de câncer por ano em 2018 e 2019, de acordo com Instituto Nacional de Câncer - Inca. O câncer de pele do tipo não melanoma é o mais frequente no país, a segunda posição é ocupada pelo câncer de próstata, para homens, e de mama, para mulheres. Não existe uma maneira de eliminar totalmente a chance de desenvolver um câncer, mas sabemos que  algumas atitudes podem diminuir a chance de termos câncer.
De acordo com um levantamento realizado pelo Inca, a cada 100 casos de câncer no Brasil, 13 estão relacionados ao sobrepeso e obesidade. Além da obesidade como fator de risco, tabagismo e HPV também elevam os riscos de desenvolvimento de alguns tipos de câncer. Segundo a oncologista do Oncocentro, Dra. Paula Lajolo Canto, a doença é confirmada depois de uma biópsia. “Na biópsia o médico analisa se naquele fragmento existe a presença de células malignas, características do câncer”, explica a doutora.
Dependendo do lugar onde aparece, o câncer se comporta de maneira diferente. Além disso, a fase em que é descoberta a doença  e a sensibilidade da doença ao tratamento são fatores importantes  no sucesso do tratamento. “A cura do câncer depende de vários fatores que incluem, entre outros o  tipo de câncer, se é localizado, o tempo de evolução o tipo de tratamento, a condição geral da saúde do paciente, entre outros. Somente o médico, depois de ter visto os exames, será capaz de avaliar o prognóstico do paciente e definir o  plano de tratamento”, afirma a especialista.
O controle da obesidade e do tabagismo pode diminuir a chance do desenvolvimento de alguns tipos câncer. “Já foi provado, através de estudos, que as alterações no organismo provocadas pela obesidade deixam as células mais propensas a desenvolver  alguns tipos de câncer , sendo assim  para nos protegermos é preciso unir alimentação saudável e exercícios físicos praticados com frequência. E  claro,   não esquecer de fazer os exames de prevenção regularmente”, finaliza a doutora.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Dia Mundial de Combate ao Câncer reforça importância de hábitos saudáveis para prevenir a doença
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial