quinta-feira, 26 de abril de 2018

Agritech Sensix amplia abrangência de sua solução para 50 mil hectares nesta safra


Número é mais de 5 vezes maior que na safra anterior. Scale-up participou do Algar Ventures Open, que está com inscrições abertas até amanhã (27) 

A Sensix, agritech que oferece solução de monitoramento e imageamento da produção agrícola, alcançou a marca de 50 mil hectares cobertos na safra 2017/2018, abrangência mais de cinco vezes maior do que os 8 mil hectares do período anterior. A metodologia, que contribui para a melhor condução do manejo e tomada de decisão dos produtores, está implantada em lavouras de grãos, cana-de-açúcar, algodão e hortifrúti em cinco estados, com potencial para atuar em todo o País e processar, em 2018, aproximadamente 300 mil hectares dentro dessas culturas.
A scale-up foi uma das participantes da primeira edição do Algar Ventures Open, programa de aceleração da Algar Ventures, em parceria com a Endeavor. Neste ano, serão selecionadas 15 empresas nas áreas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), agronegócio, energia, entretenimento turismo. As inscrições terminam amanhã (27/4).
De acordo com Carlos Ribeiro, diretor executivo da Sensix, o crescimento foi possível, em grande parte, devido à participação no programa de aceleração. "Construímos uma rede de contatos, fortalecemos nossa marca e, a partir das conexões, fechamos pelo menos três parcerias com grandes empresas, que nos geraram novos negócios".
Além do ganho de receita, o número de colaboradores da scale-up mais que dobrou. Thomaz Lemos, diretor de Operações, explica que as mentorias com a rede da Endeavor ajudaram na estruturação da empresa. "Tivemos contato com diversas lideranças e executivos que ajudaram a repensar processos e levar a gestão da empresa para um novo patamar", conta.     

Ganhos nas lavouras
A metodologia da Sensix possibilita identificar a variabilidade de vigor e densidade foliar, indicando anomalias de estado nutricional da plantação. Utilizando sensores embarcados em drones, o produtor é capaz de coletar imagens da lavoura e submeter os dados para processamento na plataforma FieldScan. Durante a última safra, diversos ganhos foram contabilizados. Em Goiás, foi possível definir zonas de classificação nas lavouras para avaliação, em laboratório, da absorção dos nutrientes. Com a descoberta, a aplicação de insumos foi otimizada.
No sul de Minas, a solução permitiu avaliar a dimensão da infestação pelo mofo-branco em uma lavoura, o que tornou mais assertiva a tomada de decisão sobre a aplicação de fungicida. Já na Bahia, o imageamento facilitou o diagnóstico de nematoides e o direcionamento do manejo.
Na Algar Farming, empresa produtora de commodities agrícolas do grupo Algar, a solução da Sensix já está implantada em 100% da produção. "Utilizamos a ferramenta para fazer imagens da lavoura em pelo menos dois momentos diferentes da safra. Isso nos propicia identificar de forma mais precisa e ágil os problemas usuais no manejo. Antes, a identificação era mais empírica e a morosidade era maior", enfatiza Marlos Alves, diretor da Algar Farming.

Algar Ventures Open 2018
As scale-ups serão avaliadas sob aspectos como: capacidade de geração de valor do management team; modelo de negócio; potencial de mercado e escalabilidade; histórico de realizações e apelo para investimento.
O programa é equity free, ou seja não requer um percentual das empresas em troca da aceleração, com o objetivo de garantir a neutralidade do apoio. As possibilidade de negociação de investimento acontecerão ao longo do programa, que tem duração de seis meses e abrange, além dos matchings entre as empresas, as mentorias com a rede da Endeavor – que ocorrerão em São Paulo e em formato online – e as trocas entre os empreendedores sobre os desafios comuns.

Mais informações e inscrições: www.endeavor.org.br/scaleup/algarventuresopen.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Agritech Sensix amplia abrangência de sua solução para 50 mil hectares nesta safra
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial