domingo, 11 de março de 2018

TV Universitária apresenta novo telejornal ao vivo



Uberlândia (MG) -  Estreia nesta segunda-feira, 12/03, o Jornal da UFU, novo telejornal da TV Universitária que vai ao ar das 19h às 19h30 ao vivo de segunda a sexta-feira. O jornal será composto de três blocos e está recheado de mudanças. Com uma nova linha editorial mais interpretativa e focada na universidade, a apresentação ficará por conta de Orlei Moreira, jornalista com mais de 50 anos de experiência que atuou no primeiro telejornal de Uberlândia e região.
Uma das principais novidades é a presença de dois comentaristas em todas as edições junto ao apresentador para enriquecer o debate de ideias gerado pela informação. “A ideia é trazer pessoas que possam comentar sobre temas da atualidade, só que de uma forma mais profunda, que leve o público a refletir sobre esses assuntos, que eles não sejam tratados apenas de forma superficial”, explica Gisllene Rodrigues, editora-chefe do programa.
Além dos debatedores em estúdio, o jornal irá explorar o formato “povo fala”, em que opiniões do público sobre os assuntos abordados nas reportagens serão veiculadas no telejornal. O objetivo é aproximar conteúdo e telespectadores, que poderão assistir a repercussão de suas falas junto aos especialistas convidados.
As novidades fazem parte da nova linha editorial do Jornal da UFU, que busca um jornalismo socioeducativo, de qualidade e interpretativo. Segundo Rodrigues, o objetivo é aproximar mais de uma linha jornalística francesa, em que não apenas os fatos são apresentados, mas também suas possibilidades de interpretação.
“É importante para nós fazer reportagens que cumpram o tripé de ensino, pesquisa e extensão. Sempre aprofundando e trazendo também curiosidades além do senso comum, que é o grande diferencial do jornalismo científico. Uma linguagem fácil, acessível, que possa ser melhor compreendida, mas sem tirar o conteúdo de pesquisa”, explica. De acordo com Rodrigues, apesar do foco em ciência feita na universidade, acontecimentos pontuais e de interesse público também farão parte da programação.
Outra novidade é a presença de quadros inéditos e algumas mudanças em outros tradicionais. Diariamente o telespectador poderá contar com a previsão do tempo, que, a depender do conteúdo, terá um aprofundamento das informações climáticas. Haverá também o quadro Eventos UFU na segunda-feira e a agenda cultural na sexta-feira. Este último, além da divulgação de eventos, agora irá veicular indicações de livros, séries e filmes. Com relação a serviço e oportunidades, nas terças-feiras haverá um quadro sobre mercado de trabalho e outro com periodicidade mensal para divulgação de Editais.

Apresentação
A nova “cara” do jornal é a de Orlei Moreira. O apresentador do Jornal da UFU trabalhou por 27 anos na extinta TV Triângulo, primeira afiliada da Rede Globo no Brasil. “Não deixa de ser um desafio, porque jornalismo a gente aprende todo dia, toda hora. Então aqui mesmo é gostoso trabalhar com uma equipe nova, você aprende muito. A vida é um eterno aprendizado”, diz Moreira sobre a nova experiência.
O fato do jornal ser ao vivo não o intimida. Segundo Moreira, quando começou no telejornalismo aos 20 anos de idade, “o ao vivo era uma necessidade, não era um diferencial”. Na época, o videotape, que permitia a veiculação de matérias gravadas ainda não era utilizado, e não havia opção além de conduzir o jornal completamente ao vivo. Ele também destaca que a equipe por trás das câmeras se torna um diferencial no momento da apresentação.
Com experiências mais recentes como comentarista, Orlei se mostra animado pelo formato que abraça os debates em estúdio. “Isso é muito interessante porque foge daquele jornalismo estático. Então você pode discutir pontos de vista, posições com o entrevistado. Às vezes o telespectador está assistindo em casa e fica ansioso para saber as respostas de outras perguntas [para além daquelas respondidas na reportagem]”.
O novo “Jornal da UFU” vai ao ar na TV Universitária (canal 4 - aberto e canal 5 - a cabo) e na página do Facebook, das 19h às 19h30, de segunda a sexta-feira

Compartilhar

Postagens Relacionadas

TV Universitária apresenta novo telejornal ao vivo
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial