quinta-feira, 15 de março de 2018

‘Projeto Trupe de Truões 15 anos: entre arquivos e memórias’ terá início em Uberlândia


Entre eventos gratuitos, haverá exposição fotográfica, leituras dramáticas, roda de conversa e lançamento de vídeo documentário. 

A Trupe de Truões, grupo de teatro com sede em Uberlândia (MG), está comemorando 15 anos de trajetória dedicada a arte teatral. Nesse período, acumulou experiências tanto na criação, quanto na produção, articulação e formação de redes com grupos e artistas locais, nacionais e internacionais. E ao relembrar o caminho percorrido, identificou a necessidade de recuperar, manter e compartilhar arquivos e memórias para registrar e celebrar sua história.
Assim, surgiu o ‘Projeto Trupe de Truões 15 anos: entre arquivos e memórias’, incentivado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura – PMIC e patrocinado pelo Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, para realização de diversas atividades gratuitas em Uberlândia.
Entre as atividades programadas, está o 1º Ciclo de Leituras Dramatizadas da Trupe de Truões. “Para estas leituras escolhemos do nosso arquivo quatro textos de espetáculos que compuseram o repertório da Trupe e para reavivar ainda mais as memórias convidamos alguns atores que fizeram parte dessa história para celebrarmos da melhor maneira: no palco”, detalha o integrante da Trupe, Ronan Vaz.
Juntamente com as leituras, o público poderá apreciar a exposição fotográfica coletiva “Trupe de Truões 15 anos” dos fotógrafos e entusiastas: Délia Marinho, Fernanda Torquatto, Jader Rodrigues, Marcos Prado, Mickael Millet, Mila da Silva, Natálya Pinheiro, Ninguém dos Campos, Priscilla Lopes, Rafael Michalichem, Samuel Giacomelli, Thaneressa Lima, Thiago Di Guerra e Valter Coutinho. “A exposição apresenta registros fotográficos dos espetáculos encenados na trajetória do grupo desde sua formação em 2002. São imagens que possibilitam uma volta ao passado e ao mesmo tempo uma preparação para seguir caminhando”, pontua Vaz.
Também será realizada uma roda de conversa que tratará do tema da preservação de acervos e memória de grupos teatrais e possíveis desdobramentos, como uma oportunidade de debater o assunto e entender um pouco mais sobre os desafios da produção teatral com os especialistas no tema: Nara Sbreebow, Alessandro Carvalho e Ana Carneiro.
Segundo Vaz, todas as ações do projeto foram elaboradas com base na crença dos Truões acerca da importância do compartilhamento dos meios de produção artística com o público, com outros artistas e coletivos como alternativa para persistir e resistir fazendo teatro. “Não se trata apenas de uma celebração do tempo vivido, mas de um convite ao público e a toda gente de teatro para darmos continuidade à escrita dessa história por meio do encontro”, enfatiza Vaz.
Por fim, haverá ainda o lançamento do 2º vídeo documentário da Trupe de Truões com foco em práticas formativas, previsto para o mês de Junho.

Confira a programação do mês de março: ENTRADA FRANCA!
Local: Ponto dos Truões – Av. Ana Godoy de Souza, 381 – Santa Mônica – Uberlândia (MG)

*  Exposição fotográfica: Trupe de Truões 15 anos
23/03 a 25/03 – No Ponto dos Truões
26/03 a 05/04 – No Teatro Municipal de Uberlândia

*  1º Ciclo de Leituras Dramatizadas – Trupe 15 anos
23/03 às 20:00 – A Maldição Do Vale Negro
23/03 às 23:59 – Melodrama Da Meia Noite
24/03 às 20:00 – Os 7 Gatinhos
24/03 às 23:59 – Melodrama Da Meia Noite
25/03 às 16:00 – Um Herói Fanfarrão E Sua Mãe Bem Valente

*  Roda de Conversa
25/03 às 18:00 – Acervo e Memória: Desdobramentos possíveis
Convidados: Nara Sbreebow, Alessandro Carvalho e Ana Carneiro


Compartilhar

Postagens Relacionadas

‘Projeto Trupe de Truões 15 anos: entre arquivos e memórias’ terá início em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial