sexta-feira, 23 de março de 2018

Projeto 100 Óculos para Moçambique desembarca no país


A deficiência visual afeta significativa parcela da população mundial. Essa realidade é muito evidente em Moçambique pois a população enfrenta ainda a dificuldade de acesso ao tratamento adequado. Em todo o país existem apenas 12 oftalmologistas.
Moçambique, assim como a maioria dos países da África Subsaariana, apresenta vários problemas socioeconômicos. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do país é o quinto menor do mundo: 0,284. A expectativa de vida dos habitantes é de apenas 42,2 anos; o analfabetismo atinge mais de 55% da população; a taxa de mortalidade infantil é de 86 óbitos a cada mil nascidos vivos.
Praticamente toda fonte de renda da população do país são provenientes da pesca (principalmente camarão), agricultura (cana-de-açúcar, algodão, mandioca, etc.), mineração (bauxita, ouro e pedras preciosas), extração de gás natural, exploração de madeira e do turismo. Isso faz com que o país seja considerado como um dos países mais pobres e menos desenvolvidos do mundo.  Segundo dados da UNICEF (2010), em 2008/2009, de 21,5 milhões de pessoas em Moçambique, 55% da população vivem abaixo da linha de pobreza com cerca de meio dólar americano por dia. Segundo dados dos indicadores de desenvolvimento mundiais de 2010, a expectativa de vida ao nascer é de aproximadamente 50 anos. A mortalidade de menores de cinco anos em Moçambique é a 16ª maior do mundo.
Buscando mudar essa realidade a Missão Sal da Terra, por meio da Organização da Sociedade Civil, OSC, Missão África, firmou parceria com a Associação Olhar pelo Próximo que juntas criaram o projeto 100 óculos para Moçambique.
O projeto criou campanhas aqui no Brasil, recrutou profissionais e viajou para Moçambique no dia 14 de março para começar os atendimentos em parceria com Hospital Central da Beira e Hospital Marromeu, ambos na província de Sofala, onde realizaram um mutirão de atendimentos oftalmológicos, com exame de vista e prescrição de óculos.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Projeto 100 Óculos para Moçambique desembarca no país
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial