domingo, 18 de março de 2018

Prefeitura de Uberlândia disponibiliza mapas cartográficos gratuitamente na internet


Arquivos que só eram adquiridos mediante pagamento agora podem ser acessados online em dois formatos 

A Prefeitura de Uberlândia dá mais um passo pra beneficiar a população ao tornar cada vez mais transparente os dados relacionados ao Município por meio da informatização. A partir de agora, os materiais cartográficos elaborados pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) que só eram disponibilizados mediante pagamento de taxa estão liberados para consulta pública e download no portal da prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br).  
            São cinco mapas (veja lista abaixo) em alta qualidade nos formatos .pdf (Adobe) e .dwg (Autocad) que podem ser acessados gratuitamente por profissionais de urbanismo, arquitetura e engenharia, bem como por toda a população. Uma medida que foi possível graças ao decreto 17.512 de 2018, publicado na edição do Diário Oficial do Município (DOM) da última segunda-feira (12). Na prática, o dispositivo revoga o decreto 9.556 de 2004 - que instituía a cobrança de taxa àqueles que quisessem ter acesso a cópias impressas ou digitais dos mapas - e permite a divulgação gratuita dos documentos.
Com a disponibilização gratuita, conforme explica a secretária municipal de Planejamento Urbano, Denise Attux, o Executivo estará contribuindo de forma mais efetiva com o desenvolvimento de estudos, projetos arquitetônicos e de engenharia no município. “A prefeitura tem a missão, por determinação do prefeito Odelmo Leão, de buscar todas as soluções tecnológicas possíveis para atender às demandas da população, aumentando a eficiência e agilidade da administração pública. Então, essa é mais uma conquista para todos”, disse a secretária. 
Essa é também mais uma ação a integrar o ‘Gestão Total’ - programa idealizado e implantado pelo atual governo, desde 2017, com o intuito de atender a população nas áreas prioritárias, impulsionar a economia da cidade e retomar a credibilidade da gestão municipal.

Confira os mapas que podem ser acessados e baixados gratuitamente a partir de agora:

1)    mapa do Município de Uberlândia, na escala 1:125000
2)    mapa da Cidade de Uberlândia, na escala 1:20000
3)    mapa do zoneamento urbano
4)    mapa do sistema viário
5)    mapa de loteamentos



Compartilhar

Postagens Relacionadas

Prefeitura de Uberlândia disponibiliza mapas cartográficos gratuitamente na internet
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial