sábado, 24 de março de 2018

Dicas para empreender antes de terminar a faculdade


Novas empresas surgem todos os dias e é possível perceber uma participação expressiva de jovens interessados em empreender. A Pesquisa do Perfil do Jovem Empreendedor Brasileiro 2016- realizada a cada dois anos pela Conaje com jovens entre 18 e 39 anos- mostra que 59% desses jovens faturam mais do que R$ 360 mil ao ano e que suas empresas estão se tornando mais estáveis e duradouras, com 49% delas já com cinco anos ou mais de negócio.
Para Neil Patel - especialista em marketing digital famoso por potencializar os lucros de gigantes como Amazon, Google e GM- existem muitos jovens que possuem ótimas ideias, mas encontram diversas dificuldades para tirá-las do papel ou mantê-las ativas após conquistar essa etapa. “É preciso transformar essa ideia em um negócio estável e de sucesso e isso não acontecerá do dia para noite”, explica o empreendedor, que começou o seu primeiro negócio quando tinha 16 anos de idade.
Como empreender não é uma tarefa fácil, Patel lista algumas dicas simples que tornam possível que esse percurso seja um pouco mais fácil. Saiba quais são:

Encontre seu público-alvo
Muitas vezes o empreendedor, apaixonado por sua ideia, acredita que criar um negócio que resolverá seus problemas e atenderá suas necessidades, é tudo que ele precisará para obter sucesso. Mas é fundamental, antes de tudo, pesquisar se haverá público para consumir o produto desenvolvido pela empresa. “O empreendedor deve se assegurar de que há um cliente que poderá comprar ou utilizar os seus serviços. Sem isso, não há negócio que se concretize”.

Valide sua ideia
“Nessa etapa o empreendedor deve entender que o mais importante não será criar um produto ou desenvolver um serviço perfeito, mas sim o que atenderá da forma certa a necessidade e expectativa de seus clientes”, afirma Patel.
Para isso é preciso escolher estratégias que possibilitem validar o conteúdo criado junto aos clientes e ter atenção a todos os detalhes para saber o que melhor oferecer a eles. É preciso entender a perspectiva de sua clientela em relação ao que está sendo oferecido. “Além de proporcionar uma oportunidade para o empreendedor saber se consegue dar a seus clientes o que eles querem, será possível conhecer se há alguma resistência e entender melhor o que pode ser feito para anulá-la”.

Contrate ótimos parceiros
“Empreendedores de sucesso possuem um ótimo time e uma rede de suporte. Nós não nos tornamos bem-sucedidos fazendo tudo sozinhos”, explica Patel que considera imprescindível contratar parceiros que tenham um bom caráter. “É mais aceitável você ensinar a um profissional de bom caráter algo que ele não saiba quanto a sua função do que decepcionar-se com um ótimo funcionário que deixa a desejar nessa questão.”

Faça networking
“É essencial dar e aceitar ajuda. Empreendedorismo não é uma jornada solitária”.  Fazer novos contatos pode aproximar o empreendedor de alguém que possui serviços ou produtos que podem ser combinados ao seu negócio.
O networking é uma estratégia permanente, considerada essencial para quem está começando e utilizada até por empresas já consolidadas no mercado. “Quanto maior a rede de contatos, maior a probabilidade de o empreendedor encontrar alguém que pode ter ideias ou contatos do qual ele precisa”.

Mantenha-se em constante aprendizado
O Perfil do Empreendedor Brasileiro, pesquisa realizada pelo Sebrae, mostra que 70% dos empreendedores tiveram motivação para abrir um negócio ao deparar-se com uma oportunidade. “Um empreendedor deve sempre estar atento a novas informações e criar novos conteúdos para não correr o risco de estagnar. Alguns dos maiores negócios do mundo chegaram onde estão porque foram capazes de tirar vantagem de uma tendência antes que todo mundo ficasse sabendo dela.”

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Oleh

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