quinta-feira, 1 de março de 2018

Campus Uberlândia Centro do IFTM forma primeira turma de Ensino Médio Integrado e maioria dos concluintes já ingressou no Ensino Superior


Vinte estudantes, dos 38 que concluíram o terceiro ano, passaram direto nos processos seletivos das universidades e já são graduandos 

O Campus Uberlândia Centro, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), retomou a rotina de aulas, em fevereiro, com boas notícias sobre seus ex-alunos. Dos 38 estudantes que concluíram o Ensino Médio Integrado na unidade, 20 foram aprovados em processos seletivos de faculdades e universidades, tanto em Uberlândia, quanto em outras cidades. Essa foi a primeira turma de estudantes que concluiu o Ensino Médio no Campus Uberlândia Centro e a aprovação da maioria dos alunos logo no mesmo ano de conclusão demonstra a qualidade dos estudos oferecidos no Campus.
A coordenadora geral de Ensino, Pesquisa e Extensão, Poliana Cristina de Oliveira Cristo Diniz, explica que os alunos saem do IFTM preparados para o mercado de trabalho, uma vez que se formam como técnicos, mas a qualidade do ensino no Instituto é boa e garante também boa preparação para quem quer ingressar no curso superior. “Esse bom resultado se deve ao empenho da nossa equipe de professores, que estão sempre se atualizando e ficam muito atentos às demandas dos estudantes. No Instituto, trabalha-se aliando teoria e prática e isso ajuda a fixar o conteúdo. Esse resultado é importante para nós, pois é sinal de que nossos alunos saem preparados tanto para atuar no mercado, quanto para continuar com sua formação”, afirma.
Os ex-alunos do IFTM foram aprovados em cursos bastante variados, desde engenharias de automação e elétrica, até cursos de cinema, nutrição, relações internacionais, ciências da computação, entre outros. Uma das aprovadas foi Amanda Souza Abrão, que conquistou uma vaga para cursar Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Uberlândia. Para Amanda, a passagem pelo IFTM foi essencial para sua aprovação.
“A base que eu recebi no IFTM foi muito boa, pois os professores são muito bons. O curso em si ajuda não só na escolha da faculdade, como na vida em geral. Eu fui aluna do curso técnico de Computação Gráfica e até cheguei a pensar em fazer design gráfico, mas acabei seguindo para a Engenharia”, afirma Amanda, que iniciará suas aulas em março deste ano.
Maycon Douglas também concluiu, em 2017, o Ensino Médio no Campus Uberlândia Centro, onde também fez o curso técnico de Computação Gráfica, mas a busca por um curso de graduação ideal o levou a respirar novos ares. Ele foi aprovado no curso de cinema na Universidade Federal de Santa Catarina e já fez sua matrícula. Segundo Maycon, o IFTM foi essencial para que ele conseguisse seguir seu sonho de cursar cinema.
“A qualidade do IFTM é excelente. Todos os professores são muito bons, se evolvem com os alunos e a gente aprende muito. Eu tenho alguns amigos em outras redes de ensino e percebo a diferença na educação”, afirma. “Eu escolhi cinema porque é uma das áreas com que eu tenho muita afinidade. Acho que o vídeo vai envolver o nosso futuro e eu quero influenciar o que as pessoas veem”, complementa o futuro cineasta.

Prontos também para o mercado
Mais do que se demonstrarem preparados para ingressar na universidade, os concluintes do Ensino Médio no Campus Uberlândia Centro deixam a unidade prontos também para o mercado de trabalho. Todos os estudantes que cursam o Ensino Médio na unidade fazem também um curso técnico e ficam o dia inteiro no Instituto. Essa modalidade de ensino é chamada de técnico integrado ao Ensino Médio Presencial e, atualmente, são oferecidos os cursos de Administração e Computação Gráfica. Os formandos, portanto, saem aptos a fazer o Enem e tentar uma vaga em Universidade ou pleitear uma vaga de emprego no mercado de trabalho.
Além dos cursos integrados, o Campus Uberlândia Centro também oferece um curso técnico de Redes de Computadores, na modalidade Concomitante ao Ensino Médio. Nessa modalidade, o estudante cursa apenas o curso técnico no IFTM, mas faz o Ensino Médio em outra escola. Os cursos do IFTM são oferecidos de forma gratuita.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Campus Uberlândia Centro do IFTM forma primeira turma de Ensino Médio Integrado e maioria dos concluintes já ingressou no Ensino Superior
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial