sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Qual a escola ideal para seu filho?



No mês de matrículas, especialista fala sobre importância de alinhar valores familiares e escolares.
Para muitas famílias, janeiro é mês de sair à procura de escola para os filhos. Toda família quer o melhor, é claro, e entre tantas variáveis a serem analisadas, como proximidade de casa e valores de mensalidade - no caso de escolas privadas, há um quesito que precisa de muita atenção dos pais ou responsáveis pela criança ou adolescente.
Estamos falando da metodologia de ensino que, atualmente, varia da mais tradicional com cunho religioso, até as mais modernas e inovadoras.
Esther Guimarães é diretora pedagógica há 30 anos e acredita que, na hora da escolha, é fundamental alinhar os valores da família com os da escola.
“Se a família é mais conservadora, provavelmente, vai se adaptar melhor a uma escola tradicional. Porém, se a família é mais moderna, deve procurar um ambiente que propicie uma coerência de ideias e princípios para os filhos”, afirma.
A Escola da Cidade, onde Esther vivencia a prática da Educação diariamente, fica em Uberlândia (MG) e é baseada na metodologia Construtivista, que pressupõe um ambiente democrático onde alunos e pais são participativos: tanto os alunos nas escolhas dos projetos e conteúdos programáticos que são vivenciados ao longo do ano, quanto os pais no acompanhamento e presença em atividades escolares.
“As famílias que gostam de participar mais ativamente da vida escolar dos seus filhos, que acreditam na importância do respeito à subjetividade de cada aluno, provavelmente, encontrarão na abordagem Construtivista o que procuram, muito mais do que em escolas cujos valores se diferenciam dessa perspectiva”, reafirma Esther.
Para a pedagoga, é importante ainda conversar com outros pais que já fazem parte da escola onde se pretende matricular o filho, e estar sempre atento aos sinais que os próprios filhos dão sobre a adaptação no ambiente escolar. “Cada indivíduo é único e merece ser respeitado na sua integridade. Não é também porque uma escola é boa para o meu filho que será para o de outra pessoa. É preciso sensibilidade e disposição nesse momento de escolha”, enfatiza Esther Guimarães.

Sobre a Escola da Cidade
Estudar na Escola da Cidade é como aprender e encantar-se sobre a vida e as coisas da vida. Educadores qualificados desenvolvem um grande Projeto Construtivista e democrático em seus diversos espaços pedagógicos de interação e ludicidade. Em 2018, o tema da proposta pedagógica da escola, escolhido democraticamente em Assembleia por alunos, pais e educadores, será ‘A origem de todas as coisas’. Assim, desenvolvendo projetos que promovem a construção do conhecimento por meio da pesquisa-ação em todas as áreas, a Escola da Cidade promove ainda a sensibilização para questões sócio-ambientais e culturais, preparando a criança para a convivência harmoniosa com os desafios encontrados em seu cotidiano. Do Berçário ao Ensino Básico e Fundamental, cada etapa do desenvolvimento psicopedagógico do aluno é cuidada para que eles, ao brincarem, aprendam, e ao aprender, amem e sejam amados.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Qual a escola ideal para seu filho?
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial