terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Livro produzido por crianças do Hospital do Câncer será lançado nesta quinta-feira (7)



O conteúdo do livro “Meu Rio Uberabinha” traz pinturas e fotos que retratam a bacia hidrográfica do rio

No dia 07 de dezembro, será lançado na nova sede do DMAE, às 14h, o livro “Meu Rio é Uberabinha”, que reúne pinturas e fotografias dos pacientes infantojuvenis do Hospital do Câncer em Uberlândia e de seus acompanhantes. A iniciativa é do Grupo Luta Pela Vida, ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, por meio do projeto Alegrarte e conta com o apoio do Guaraná Mineiro e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. 
Na ocasião, a população também poderá conferir a exposição de 70 pinturas e 69 fotografias que compõe o livro. As imagens contidas no livro são o resultado do trabalho realizado nas oficinas de fotografia e pintura em tela, produzidos por 35 crianças em tratamento oncológico do Hospital do Câncer em Uberlândia e seus acompanhantes. Na coordenação desse trabalho participaram as fotógrafas e voluntárias Cintia Guimarães e Sandra de Freitas; o coordenador pedagógico do Grupo Luta Pela Vida, Leonardo Almeida; a artista plástica e voluntária Maria Clara Ferraz e a revisora e diretora do Grupo, Maria Letícia Rocha de Souza.
 O tema para compor as obras de arte do livro “Rio Uberabinha” foi escolhido para que os pacientes pudessem admirar a fauna e flora do cerrado e registrarem fotografias e pinturas para compor o livro.  De acordo com a voluntária e artista plástica Maria Clara Ferraz, a percepção do comportamento da natureza, representa a resiliência dos pacientes. “Junto às águas do Rio Uberabinha, encontram-se matas que evidenciam a resistência dos ipês do cerrado, resistência também encontrada nos pacientes oncológicos em que lutas e vidas se complementam”, afirma a artista plástica.
O coordenador pedagógico do Grupo, Leonardo Almeida, afirma que da concepção até a conclusão do livro foi um ano de trabalho. “Foram muitas expedições, oficinas e depois a edição livro. Os alunos receberam aulas sobre os conceitos básicos da fotografia, visitaram cachoeiras e o próprio Rio Uberabinha para a produção artística ao ar livre, registrando a natureza”, conta.
Também será feita a doação de 350 livros para Secretaria Municipal de Educação de Uberlândia, para a distribuição do livro nas bibliotecas das escolas municipais da cidade.  

07/12 – LANÇAMENTO LIVRO E EXPOSIÇÃO ALEGRARTE
Local: Sede nova do DMAE
Endereço: na Avenida Rondon Pacheco, 6.400, Tibery
Horário: às 14h

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Livro produzido por crianças do Hospital do Câncer será lançado nesta quinta-feira (7)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial