segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

Cafeicultor de Patrocínio comercializa sacas com preço recorde

Valor dos grãos superou em 55 vezes a cotação de mercado; café foi campeão em prêmio da Associação Brasileira de Cafés Especiais
Gabriel e Osmar 
O recorde internacional foi conquistado após o cafeicultor figurar como campeão da categoria “Pulped Naturals” - cereja descascado -, do Cup of Excellence – Brazil 2017: principal concurso para cafés especiais do mundo realizado pela Associação Brasileira de Cafés Especiais (BSCA), em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
Cafeicultor de segunda geração, aos 28 anos, ele administra com o pai Osmar Nunes Júnior uma propriedade com 390 hectares plantados e produção anual de 10 a 15 mil sacas. “Percebemos que após a premiação e venda recorde, mesmo que de um lote exclusivo, foi possível agregar valor ao nosso café”, destaca o produtor.
Este reconhecimento demonstra que investir na produção de altíssima qualidade agrega valor ao produto. Um levantamento encomendado pela BSCA revelou que o mercado de cafés especiais movimentou no varejo, em 2016, R$ 3,2 bilhões. Entre 2012 e 2016 o crescimento médio anual foi de 18,1% no consumo (volume) de café especial.
Gabriel Nunes está inserido na Região do Cerrado Mineiro*, na qual o Sebrae Minas atua por meio do projeto Educampo que fornece consultoria gerencial e tecnológica, além de capacitações aos cafeicultores. A instituição atua, ainda, na estratégia da promoção da Denominação de Origem. “Nosso objetivo é fortalecer a marca Região do Cerrado Mineiro como referência de atitude para o novo mundo do café em termos de produtores, região e produto. Esta marca carrega credibilidade, tecnologia de ponta e rastreabilidade”, afirma a analista do Sebrae Minas Naiara Marra.
Segundo o consultor do projeto Educampo em Patrocínio, Caio Lazarini, que atende o cafeicultor Gabriel Nunes, a disposição do produtor favorece a obtenção da altíssima qualidade do grão. “A taxa de renovação anual da fazenda de Gabriel é de 15%, enquanto que a média dos outros produtores da região é de 7%. Apesar de ter um custo elevado, a renovação do parque cafeeiro confere mais qualidade ao café”, explica.
Além do auxílio na obtenção da qualidade, as consultorias do Educampo auxiliaram o cafeicultor a organizar a parte operacional da fazenda, sobretudo, o controle gerencial e financeiro. “Há quatro anos, a produção era de 32 sacas por hectare. Hoje, são 39 sacas e com expectativa de se chegar a 45 nos próximos quatro anos. Este salto está diretamente relacionado às consultorias, que me incentivaram a renovar as lavouras, que estavam velhas e com baixa produtividade”, diz o cafeicultor que investe continuamente em cursos como o de processamento pós colheita, promovido pela Associação Americana de Cafés Especiais. “Foi o segundo curso realizado pela entidade no mundo. Logo que finalizei, era o período de colheita. Foi possível aplicar todas as técnicas que aprendi no curso”, afirma.

Sobre a Região do Cerrado Mineiro
O Sebrae Minas atua no setor cafeeiro da Região do Cerrado Mineiro há aproximadamente 15 anos. A instituição oferece, por meio do projeto EduCampo, capacitação e assistência gerencial para cerca de 300 produtores; acesso facilitado a certificações que propiciam a melhoria da qualidade do café e dos processos; e estímulo à internacionalização do produto.
A Região se tornou a primeira e única área produtora de café do país a conquistar a Indicação de Procedência, em 2005. A parceria do Sebrae com as entidades representativas dos produtores na região resultou em mais uma conquista: a Denominação de Origem que é a versão mais sofisticada e completa das certificações com este fim, pois determina a região de procedência de 100% da matéria-prima, as características, a qualidade da produção e, principalmente, o modo de produzir, próprio da Região. Hoje, 939 fazendas da região estão credenciadas à Denominação de Origem. Elas respondem a 88,24 mil hectares, cerca de 42% do território demarcado.

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Cafeicultor de Patrocínio comercializa sacas com preço recorde
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial