terça-feira, 21 de novembro de 2017

Peça “Os Malefícios do Tabaco” estará em cartaz na Escola Livre do Grupontapé de Teatro



 A Escola Livre do Grupontapé de Teatro de Uberlândia-MG receberá a peça “Os Melefícios do Tabaco” da companhia Sutake Teatro. A apresentação será nos dias 25 e 26/11 (sábado e domingo), às 19h30 e no domingo (26/11), às 17 horas haverá um bate-papo sobre o processo de criação do espetáculo com o ator Imanol Telarexipi.
            As atividades fazem parte do projeto de Manutenção da Escola Livre provado na Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, que contribui para o funcionamento do espaço e a realização de uma série de atividades ao longo do ano, como ensaios abertos, leituras dramáticas, oficinas de férias e espetáculos convidados.
            A peça teatral, que se passa num cassino de província, conta a história de Niujin, emigrante, pai de sete filhas e temeroso de sua mulher, proprietária de uma escola de música e de um pensionado de “señoritas”. Ele dispõe-se a dar uma conferência com fins benéficos, com o título:  "Sobre o dano que o fumo causa à humanidade". 
            O elenco conta com o ator Imanol Tolaretxipi e terá a participação especial da co-fundadora do Grupontapé de Teatro, Katia Lou.
            Tolaretxipi, que reside em Uberlândia desde 2014, já trabalhou com vários artistas uberlandenses a fim de dar continuidade a seu trabalho iniciado em Barcelona, cidade em que “Os Malefícios do Tabaco” foi apresentado pela primeira vez.

Sobre o ator
            Formado em Artes Interpretativas desde o ano 2002 na “Escola Superior de Arts Interpretatius Xavier Gratacòs” de Barcelona (Catalunya). O ator possui larga experiência em Teatro, ressaltando os seguintes trabalhos: Foi membro fundador das Cías teatrais: 2 X 2 TEATRE e TRB (teatro ruso-barcelonés); Produções com 2 X 2 TEATRE: -“PEDRO Y EL CAPITÁN” M.Benedetti;  2009: Direção na peça do autor Frances Guy Foissy “El nen mort damunt la vorera” ; 2008: Prêmio melhor montagem teatral ACTAC 2008 “OSCAR WILDE”  Districte Les Corts de Barcelona a la compañía 2 x 2 Teatre por la obra “Pedro y el capitán” de Mario Benedetti; - “ALMACENADOS” de David Desola. Produções com TRB: -“Kashtanka” A. Chejov  -“Sobre el daño del tabaco”  A. Chejov -“El Péscador y el Pez”  Pushkin; -“As três irmãs” A.Chejov; 2007/10: Profesor de teatro y expresión corporal en el centro I.T.A. (instituto de transtornos alimentarios) de Barcelona. 2003: Ier Prémio no concurso de monólogos do Teatro de La Riereta de Barcelona con el texto “Me han robado” de Mireia Adelantado.     

A atriz convidada
            Katia Lou é atriz co-fundadora Grupontapé de Teatro (1994). É coordenadora Geral e  professora da Escola Livre do Grupontapé. Licenciada em Teatro pela Universidade Federal de Uberlândia (2015). Como atriz participou de dezenas de espetáculos do Grupontapé, dentre eles os espetáculos em repertório: "Balaio Popular” com o roteiro de Katia Lou e direção Fernando Limoeiro (2003); “Por de dentro" de Eduardo Moreira - atriz e co-direção (2014) e o mais recente “Tempo de águas” de Patricia Zangaro - direção Inês Peixoto (2017). Por meio do Grupo já participou e produziu filmes, mostras, intercâmbios e seminários.

Serviço
O quê: Peça “OS MALEFÍCIOS DO TABACO”
Data: 25 e 26/11 – Sábado e Domingo
Horário: 19h30
Ingresso: 20,00 e 10,00 (meia)
Local: Teatro da Escola Livre do Grupontapé

O quê: Bate papo sobre o processo de criação do espetáculo “Os Malefícios do Tabaco”
Quando: 26/11
Horário: às 17h
Local: Teatro da Escola Livre do Grupontapé

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Peça “Os Malefícios do Tabaco” estará em cartaz na Escola Livre do Grupontapé de Teatro
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial