quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Grupontapé de Teatro conduzirá a 1ª Mostra de Teatro na Escola, em Leme-SP

Com o tema “A cidade que queremos”, o evento contará com a participação dos alunos da Escola Municipal de Ensino Básico Professora Helaine Koch Gomes” – EMEB/CAIC, nos dias 04 e 05 de dezembro. Projeto contemplará também uma apresentação da peça Balaio Popular do Grupontapé de Teatro de graça em uma das praças da cidade.
Mostra contemplará a apresentação do espetáculo Balaio Popular de graça na praça 
Cinco turmas formadas por cerca de 25 alunos cada vão representar a Escola Municipal de Ensino Básico Professora Helaine Koch Gomes” – EMEB/CAIC de Leme-SP na “1ª Mostra de Teatro na Escola: A cidade que queremos” conduzida pelo Grupontapé de Teatro e patrocinada pela multinacional do ramo automobilístico TS Tech, nos dias 04 e 05 de dezembro, às 19 horas, na sede da instituição de ensino.
Os estudantes estão debruçados no projeto, desde o mês de agosto deste ano, e agora terão a oportunidade de apresentarem para o público o que criaram, desenvolveram e aprenderam em sala de aula. “A oficina e a Mostra fazem parte do projeto intitulado ‘Arte na vida’, que tem como objetivo beneficiar os alunos das escolas públicas e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica com oficinas de teatro e de produção de vídeo por celular, além de formar os professores da rede pública com cursos de qualificação em arte educação”, informa o produtor cultural do Grupontapé de Teatro, Rubem dos Reis.
O produtor do Grupontapé explica que os grupos de alunos foram preparados por cinco professores da própria escola. “Esses docentes participaram da oficina ‘O teatro na sala de aula’ com a nossa equipe. Como resultado eles se propuseram a conduzir um processo de montagem. O Grupontapé entrou com uma assessoria para ajudá-los na direção. Durante esse processo, nós estivemos algumas vezes assistindo aos ensaios e apoiando os professores diretores na concepção dos espetáculos”, explica.
A própria escola foi quem fez a seleção dos grupos para participarem da Mostra. Todos os atores iniciantes são alunos dos 4º e 5º anos. “Durante as aulas, eles demonstraram um interesse muito grande pelas artes dramáticas. Foi emocionante ver a evolução deles. Um belo espetáculo está prometido para essa Mostra”, adianta a diretora do Grupontapé de Teatro e uma das instrutoras das oficinas, Katia Lou.
A temática do evento será “A cidade que queremos”. Todas as peças vão abordar o mesmo assunto. “Será o olhar dos alunos sobre o lugar em que vivem. Os pequenos artistas vão expressar, por meio do teatro, os anseios, enquanto cidadãos, de uma cidade perfeita, com suas peculiaridades e olhares sonhadores de criança”, complementa Katia Lou.
Segundo Rubem dos Reis, todas as atividades estarão alinhadas com a missão do Grupontapé que é o “desenvolvimento humano por meio do teatro” e com o compromisso da TS Tech de contribuir para uma melhor qualidade de vida e com o desenvolvimento das pessoas das duas cidades onde está sediada.

Teatro na praça
Ainda dentro do projeto “Arte na vida” e como parte da programação da Mostra de Teatro na Escola, o Grupontapé de Teatro fará duas apresentações gratuitas do espetáculo “Balaio Popular”, na praça da Bíblia, no dia 04 de dezembro, às 10 horas e às 13h30.
Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular une a pesquisa do universo da cultura popular feita pelo grupo e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário da UFMG-BH, dramaturgo e bonequeiro, cujo trabalho é inspirado sobretudo no Teatro Popular e Mamulengo.
É um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro.  As cenas resgatam a arte de contar histórias e traz lendas, parlendas, brincadeiras infantis, provérbios, jogos de adivinhação e cantigas populares que perduram de geração em geração. De forma simples e lúdica, o espetáculo “Balaio Popular” é um convite para a valorização das nossas raízes.

Parceria
O gerente de Recursos Humanos, responsável pelas relações institucionais da TS Tech, Humberto Rocha, explica que a empresa buscou no mercado um parceiro com experiência em atuar num tema complexo que é a redução de adolescentes em conflito com a Lei, lançando mão de recursos provindos de incentivos fiscais e projetos culturais e esportivos. “Nós não tínhamos um projeto pronto, era necessário ser desenvolvido e aplicado. Nesse aspecto, identificamos o Grupontapé de Teatro, que tem a expertise para colocar tudo isso em prática”, conta.
Esse trabalho inicial terá duração de três anos, contemplando tempo de laboratórios, execução e reinvenção, se necessário. “Por meio dos projetos, queremos apresentar oportunidades para os adolescentes, ocupando o tempo do contra turno das escolas, com experiências inspiradoras”, comenta Rocha.

Serviço
O quê:  1ª Mostra de Teatro na Escola: A cidade que queremos
Quando: 04 e 05 de dezembro de 2017.
Local: Escola Municipal de Ensino Básico Professora Helaine Koch Gomes” – EMEB/CAIC de Leme-SP

Horário: 19 horas

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Grupontapé de Teatro conduzirá a 1ª Mostra de Teatro na Escola, em Leme-SP
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial