terça-feira, 21 de novembro de 2017

Estudo da ABF destaca Uberlândia no processo de interiorização do franchising



Mercado de franquias brasileiro avançou 7,8% no 3º Tri de 2017, sendo o setor de serviços educacionais um dos que mais cresceu.

Pesquisa de Desempenho Trimestral, divulgada neste mês pela ABF - Associação Brasileira de Franchising, indica que o setor de franquias no Brasil registrou um crescimento de 7,8% em sua receita no 3º trimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2016. O faturamento passou de R$ 38,836 bilhões para R$ 41,850 bilhões no período pesquisado. Já na comparação entre o 3º e o 2ª trimestre deste ano, o avanço do setor foi ainda maior, de 11,4%.
Entre os 11 segmentos classificados pela ABF, a pesquisa apontou que a maior variação de crescimento foi registrada nos seguintes segmentos: Entretenimento e Lazer cresceu 13,1%; Comunicação, Informática e Eletrônicos, 12,7%; Serviços e Outros Negócios e Serviços Educacionais registraram 9,7% de crescimento; Casa e Construção e Saúde, Beleza e Bem-Estar, 9,2%.
A fim de estudar o desenvolvimento do franchising nas diversas regiões do País, a ABF também listou as 30 cidades brasileiras com o maior número de unidades e de marcas atuantes. Estes dados confirmam a interiorização do franchising, a intensa movimentação das marcas e a presença de polos de franchising em várias regiões do País.
Das 30 cidades brasileiras com maior número de unidades de franquias, 20 são capitais (66,7%). Considerando-se a taxa de crescimento de unidades no 1ª semestre deste ano, destacam-se quatro municípios que não são Capitais: São José dos Campos, Campinas, Niterói (RJ) e Uberlândia (MG). Somente no último ano, Uberlândia ganhou 57 unidades e 39 novas marcas.

Uberlândia ganhou unidade da Melhor Franqueadora do Brasil. Veja ainda dicas para investir no setor.
Dentre todas as marcas que chegaram a Uberlândia nos últimos anos, uma delas é a detentora do Prêmio de Melhor Franqueadora do Brasil em 2017 pela ABF. Trata-se da escola de idiomas, inFlux English School.
Murilo Natal, proprietário da franquia uberlandense conta sua experiência com o franchising: “Depois de atuar por muito tempo em uma grande empresa, resolvi empreender meu próprio negócio. Parti para uma intensa avaliação sobre vantagens e desvantagens de começar algo novo e do franchising. Visitei à feira de franquias da ABF e conheci a inFlux. A história da marca me cativou e como eu já ministrava aulas de inglês resolvi ir à Curitiba conhecer a sede da empresa e me vi diante de uma escola realmente revolucionária no ensino de idiomas”.
Segundo Murilo, a grande vantagem de se optar por uma franquia é poder fazer parte de algo que já foi testado no mercado. “Você começa o negócio com uma vasta bagagem. Não precisa desbravar o mercado, apenas seguir um passo a passo que já funciona, com mínimas adequações locais”, afirma.
A inFlux Uberlândia abriu suas portas com apenas sete alunos e antes do término do 1ª semestre já tinha mais de 70 matriculados. “Assim, a escola mantém o crescimento a cada ano. Em comparação a 2016, a inFlux Uberlândia aumentou em 24% o número de alunos em 2017”, comemora Murilo.
Feliz pela escolha, o franqueado uberlandense dá algumas dicas para quem está pensando em investir no mercado de franquias: “A escolha tem que ser minuciosa. Devemos buscar aquilo que nos dá prazer e uma empresa que compartilha dos mesmos valores, sendo essencial avaliar: o que se espera dessa empreitada; quais os resultados concretos que a marca entregou aos demais integrantes da rede; qual o nível de satisfação dos franqueados em relação à marca; o seu know how em relação ao ramo em que quer investir; o quanto você se preparou para isso: empreender requer preparo financeiro e psicológico, pois os resultados não vêm de um dia para o outro; e talvez o mais importante: fazer um bom plano de negócio, o que requer semanas, mas é o que te faz entender melhor o seu cenário e se preparar para o que virá pela frente”.

Fonte de dados: www.abf.com.br

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Estudo da ABF destaca Uberlândia no processo de interiorização do franchising
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial