sábado, 11 de novembro de 2017

Abertas as inscrições para oficinas do Usinas Culturais em Uberlândia

Fazer da promoção artística uma ferramenta para destacar as questões sociais e fortalecer a identidade da mulher e da comunidade negra no cenário local. É com essa premissa que a Secretaria Municipal de Cultura abre as inscrições para o programa Usinas Culturais, iniciativa que proporcionará a formação audiovisual gratuita para interessados em produzir seus próprios trabalhos no segmento em 2018.
        O programa é resultado de um convênio firmado em 2013 entre a Prefeitura de Uberlândia e o Governo Federal. A partir da próxima semana, o local será palco de uma série de oficinas para a apresentação da iniciativa e a formação do grupo gestor e dos conceitos audiovisuais, como adianta a assessora de programas e projetos da secretaria de Cultura, Aryadne Amâncio.
            “Trata-se de uma forma de dar ainda mais voz e espaço para a juventude negra e a mulher por meio da economia criativa. A princípio, faremos a mobilização social, com a criação de materiais de pesquisa e oficinas ministradas pelos instrutores contratados pelo projeto. É algo que enriquece tanto culturalmente tanto socialmente, para o empoderamento dessas pessoas em relação à sua identidade, o contexto ao qual estão inseridas e a organização social. Também formaremos o grupo gestor compartilhado, com o envolvimento de integrantes da sociedade civil e do Executivo, para que as pessoas possam auxiliar no gerenciamento de espaços que são da própria população”, afirmou.

Oficinas
     As atividades iniciam na próxima quinta-feira (16), a partir das 19h, com a sensibilização sobre o programa, organizada por Camila Louise. A mobilização também se estende para o dia 21 e 23 de novembro, com informações sobre o projeto e a formação do grupo gestor. Nos dias 28, 30 e 5 de dezembro, as oficinas ficam por conta do fotógrafo e produtor cinematográfico Yuji Kodato, que reunirá conceitos básicos com informações sobre a produção audiovisual, como sonorização, filmagem, composição fotográfica e produção de vídeos.
 “São oficinas introdutórias para trazer os conceitos e mobilizar as pessoas para participar das atividades ao longo do próximo ano. O objetivo é mostrar para elas que é possível fazer do audiovisual uma ferramenta de manifestação e fortalecimento, com produções de baixo custo que mostrem o contexto de vida delas e suas realidades”, antecipou o produtor.

Sobre Yuji Kodato
       Com trabalhos premiados como Experimento Cotidiano, vencedor na categoria melhor filme no Festival Internacional de Belo Horizonte e na Mostra Sesc de Cinema, além do documentário Água Suja e da produção Tehom, a qual figura entre alguns dos principais festivais de cinema da América Latina, Yuji Kodato aposta nas suas experiências para multiplicar o conhecimento junto à população.
São produções de custo reduzido, que não tem um alto orçamento, mas conseguem propor soluções criativas para os problemas. Além disso, são voltadas para o popular. Espero que as pessoas que participem das primeiras oficinas já possam sentir um pouco dessa experiência e entender que o audiovisual não precisa de uma produção grandiosa. Teremos tanto discussões teóricas quanto alguns exercícios práticos”, completou.

Inscrições
            Abertas essa semana, as inscrições permanecem disponíveis gratuitamente das 12h às 17h na Secretaria de Cultura, localizada na avenida Anselmo Alves dos Santos, 600, bloco 2, piso 3, bairro Santa Mônica. Para outras informações, basta entrar em contato pelo telefone (34) 3239-2819.

Confira a programação completa das oficinas: 
16 de novembro – 19h
Sensibilização sobre o Programa Usinas Culturais
21 de novembro – 19h
Gestão em projetos compartilhados
23 de novembro – 19
Grupo gestor: composição, responsabilidades e planos de ação
29 de novembro – 19h
Mobilização social no Programa Usinas Culturais
30 de novembro – 19h
O fazer em audiovisual e a comunicação da cultura
5 de dezembro – 19h
Análise e síntese das experiências e resultados das oficinas.

Local: Oficina Cultural de Uberlândia, situada na Praça Clarimundo Carneiro, 204 - Centro


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Abertas as inscrições para oficinas do Usinas Culturais em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial