segunda-feira, 27 de novembro de 2017

10º Alvorada Cultural apresenta resultados de projetos sociais e ‘Os Saltimbancos’ do Grupo EMCANTAR

Com entrada franca e vasta programação, evento acontece sábado (02/12), a partir das 15h no Clube Cesag. 

O Alvorada Cultural é um evento de mobilização social e cultural que acontece há cinco anos em Uberlândia com o objetivo de democratizar e descentralizar o acesso aos bens culturais, promovendo inclusão social e cultural na região leste da cidade.
Neste ano, a 10ª edição do evento, que acontecerá no sábado (02/12) a partir das 15h no Clube Cesag, contará com apresentações artísticas como resultado dos projetos sociais de arte e educação, Transforma - Artes Cênicas, Dedo de Verso e CineOLHAR, que aconteceram ao longo do ano no Programa Transforma, além de apresentação de Chorinho de alunos e professores do Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli, e do sucesso ‘Os Saltimbancos’ do Grupo EMCANTAR.
“O Alvorada Cultural é uma grande celebração do processo de transformação social que vem ocorrendo na região leste”, disse Ana Lopez, coordenadora do EMCANTAR Social, que faz a gestão de todos os projetos de arte-educação que acontecem diariamente na sede do Programa Transforma no bairro Alvorada e que, somente neste ano, envolveram cerca de 500 crianças e adolescentes.
A empresária, Carla Beah, mora no bairro Alvorada e está sempre presente em eventos culturais. Mas, para ter acesso à arte e à cultura precisa se deslocar para outros pontos da cidade. “Ter o Alvorada Cultural nesta região é uma oportunidade única para muita gente. Pra mim, é maravilhoso vê-lo reunir tanta gente da região e também encontrar amigos que vêm de outras partes da cidade para prestigiar este trabalho maravilhoso de inclusão social através da arte”, comentou Beah.
A 10ª edição do Alvorada Cultural vai contar ainda com intervenções do grupo teatral, Trupe de Truões; praça de alimentação; e tendas com serviços comunitários gratuitos (corte de cabelo, design de sobrancelha e unha, depilação egípcia de buço, massagem, entre outros).
O evento, que tem entrada franca, é realizado pela Roda Cultura Produções com patrocínio do Instituto Algar, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira detalhes das apresentações:
Projeto Arte Cênica apresenta remontagem Maria Borralheira
O espetáculo das crianças e adolescentes da região leste de Uberlândia, que participam do projeto Transforma – Oficinas de Artes Cênicas – Ano III, tem como inspiração o texto dramático “Maria Borralheira” de Vladimir Capella, que é baseado na versão de "Cinderela", recolhida em Sergipe por Sílvio Romero.  A apresentação é composta por uma miscelânea de cenas costuradas por canções, num experimento cênico-musical resultante de jogos e improvisações realizados ao longo do ano. E os fragmentos dramatúrgicos tiveram uma ressignificação a partir dos exercícios de interpretação. O repertório musical vai de Cordel do Fogo Encantado à Jovelina Pérola Negra, contemplando assim várias levadas como o Baião, o Samba e outros mais que revelam a riqueza e diversidade musical brasileira.

Projeto Dedo de Verso apresenta Sarau Literário
O Sarau Literário do Projeto Dedo de Verso foi concebido a partir de um processo de formação voltado para a criação e performances literárias, nas quais as crianças e os adolescentes da região leste foram convidados a realizar inúmeras combinações com as palavras e som, criando assim diversos números artísticos, que mesclam o dia-a-dia, humor e metalinguagem. A criação contou com coordenação do compositor Enzo Banzo que sobe ao palco com a crianças para mostrar que a palavra além de falada e escrita, pode ser cantada, brincada, dançada e sentida, provocando assim múltiplas sensações no público. 

Projeto CineOLHAR apresenta Mostra de Vídeos
Por meio da vivência com a linguagem técnica e artística do audiovisual e da participação em dez workshops com profissionais da área, crianças e adolescentes da região leste criaram curtas-metragens. As criações contaram com a coordenação da cineasta Aline Miguel.

Conservatório Estadual de Música Cora Pavan Capparelli apresenta Chorinho
Os professores de flauta, Amanda Alves, e de violão, Pedro Aughustto, sobem ao palco com alunos do Conservatório para apresentar vários clássicos do Choro, como forma de divulgar o trabalho realizado durante todo o ano e de resgatar e preservar obras imortais do gênero genuinamente brasileiro.

Grupo EMCANTAR apresenta Os Saltimbancos
Uma das mais expressivas obras de teatro musical dedicada ao público infantil no Brasil, ‘Os Saltimbancos’, foi remontada com sucesso pelo Grupo EMCANTAR.  No palco, as atrizes Ana Lopez, Ana Rabelo, Maíra de Ávila e Mariane de Ávila, dão vida aos animais, juntamente com três músicos, Carlim Ribeiro, Carlos Júnior e Ivan Ribeiro, que tocam e cantam ao vivo. A fábula musical foi traduzida e adaptada para o português por Chico Buarque de Hollanda em 1977 da peça teatral de Sergio Bardotti e Luis Enríquez Bacalov, que por sua vez haviam feito uma adaptação do conto “Os Músicos de Bremen”, dos irmãos Grimm.

Serviço:
10º Alvorada Cultural
Sábado, 02 de dezembro, a partir das 15h
No Clube Cesag - Rua Maria Augusta de Morais, n° 04, bairro Alvorada, Uberlândia (MG)
Entrada franca!


Compartilhar

Postagens Relacionadas

10º Alvorada Cultural apresenta resultados de projetos sociais e ‘Os Saltimbancos’ do Grupo EMCANTAR
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial