segunda-feira, 30 de outubro de 2017

Uniube Uberlândia promove 2ª Turma de Extensão em Práticas de Experimentação na Engenharia

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Prof. Dr. Fabrício Pelizer ministrou o Curso de Extensão em Práticas de Experimentação na Engenharia, reunindo alunos da Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Produção, na Uniube, campus Uberlândia. O curso abordou modelos fatoriais de experimentos, teste ANOVA e comparação de médias aplicados às três áreas dos estudantes, para a tomada de decisão.
Um dos objetivos do minicurso é o de explorar o planejamento de experimentos, sua importância e abrangência na Engenharia, sempre voltado à pesquisa, inovação, resolução de problemas e melhoria de processos nas organizações. “Os alunos puderam compreender como planejar um experimento, selecionar e controlar variáveis, elaborar hipótese e garantir certos aspectos de confiabilidade e significância das variâncias obtidas ao final do experimento”, ressalta Pelizer.
O curso teve carga horária de oito horas e foi conduzido a partir de uma base teórica expositiva e com exercícios escritos, além de tratamento e análise dos dados experimentais de acordo com a área do participante, utilizando o R (uma plataforma internacional gratuita de modelagem estatística), instalado nos laboratórios de informática do campus Uberlândia.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uniube Uberlândia promove 2ª Turma de Extensão em Práticas de Experimentação na Engenharia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial