segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Livro infantil será lançado na Oficina Cultural dando início à carreira da escritora uberlandense, Aline Caixeta



Com entrada franca e programação especial, evento contará com atividades lúdicas, contação de histórias, mesa de autógrafos e distribuição da obra. 

Tornar-se escritor é uma empreitada ousada e complexa, para a qual é preciso talento e determinação. Foi por volta dos dez anos de idade que Aline Caixeta, natural de Uberlândia, decidiu que seria escritora e agarrou-se ao seu sonho com toda a força.
A menina, a adolescente e a mulher, hoje de 25 anos, leu e estudou muito. Graduou-se em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia e, atualmente, é pós-graduanda no curso Formação de Escritores do Instituto Vera Cruz (SP), referência no Brasil. “Às vezes me pego pensando nos sonhos que as pessoas deixam perdidos pelo caminho. Eu decidi que seria escritora e me agarrei a isso com muita força. Li e estudei bastante, e não como se fosse um grande sacrifício, o processo todo foi delicioso e enriquecedor”, diz Caixeta.
No próximo dia 31 de outubro, a escritora lança seu primeiro livro na Oficina Cultural de Uberlândia. As Aventuras de Simon foi escrito há mais de cinco anos, mas somente em 2016, por meio do Programa Municipal de Incentivo à Cultura, começou a ganhar vida com ilustrações do artista Pablo Mendonça, e agora chegará gratuitamente às mãos de diversas famílias.

Uma história para fazer pensar e sentir...
As Aventuras de Simon é um conto sobre um cachorrinho de rua que é adotado por uma família rica, mas que não encontra em sua nova casa, um verdadeiro lar. Quando veio ao mundo, no passeio quente da rua, Simon jamais poderia imaginar que sua vida seria repleta de infortúnios e muito menos que os causadores de seu sofrimento seriam aqueles que mais deveriam ter lhe dado amor. Não se trata de uma história com um final feliz, mas de uma história que surgiu com base na ideia de que os bens materiais têm pouca importância quando falta respeito, e que acabou ganhando muitos outros sentidos, na medida em que foi sendo recebida pelos leitores.
Ao ouvir a história, algumas pessoas se lembram de seus bichos de estimação, outros de terem presenciado cenas de crueldade contra animais, mas muitos levam a reflexão para um plano mais abrangente e começam a questionar o modo como as pessoas se tratam, mesmo entre amigos e familiares.
“Com as crianças e adolescentes da E. M. Hilda Leão Carneiro, onde o livro foi lido em junho deste ano, discutimos a importância das histórias tristes e dos finais infelizes. Durante a discussão, uma das alunas se lembrou de um filme que tinha visto no cinema, no qual um personagem morria em função de uma doença degenerativa. Ao chegar em casa, a primeira coisa que essa garota fez foi abraçar o avô, pois ela percebeu que ele estava tão sujeito àquilo quanto o personagem. A arte faz isso, ela mexe com a gente, nem sempre de uma forma confortável, e nos transforma enquanto seres humanos. Se um leitor fechar o livro e alguma coisa se mexer dentro dele, no intuito de torná-lo mais sensível, meu trabalho está feito”, afirma a nova escritora.
O evento oficial de lançamento do livro acontecerá no dia 31 de outubro na Oficina Cultural de Uberlândia em dois turnos - das 8h às 11h e das 14h às 17h. Uma programação muito especial está sendo preparada para receber o público com contação de histórias, atividades lúdicas, mesa de autógrafos e distribuição gratuita de exemplares da obra. A entrada é franca!

Serviço:
O quê: Lançamento do livro ‘As Aventuras de Simon’ - Entrada franca!
Quando: 31/10/17 das 8h às 11h e das 14h às 17h
Onde: Oficina Cultural de Uberlândia – Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro
Acesse: facebook.com/aventurasdesimon/ (IMPORTANTE: Escolas de Uberlândia que queiram receber gratuitamente exemplares da obra devem entrar em contato através deste endereço eletrônico).

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Livro infantil será lançado na Oficina Cultural dando início à carreira da escritora uberlandense, Aline Caixeta
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial