segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Internacionalização de Uberlândia é destaque em evento em BH



Representantes do Sebrae Minas, Aciub, Fiemg, Prefeitura Municipal, entre outros, apresentam projeto no dia 24 de outubro em painel do Mundo Gerais

Na próxima semana, uma missão técnica formada por 12 lideranças membros da Câmara Técnica de Internacionalização e Atração de Investimentos do Conselho de Desenvolvimento de Uberlândia (CODEN) para o ano 2100 estará em Belo Horizonte para participar do Mundo Gerais, dividindo espaço em um painel com as cidades de Córdoba, Medellín e Madri.
O evento, promovido pelo Sebrae Minas nos dias 24 e 25 de outubro, na sede da instituição, vai abordar por meio de palestras e painéis os desafios e perspectivas para a inserção internacional de empresas e cidades mineiras. Na programação do primeiro dia está o painel “Boas Práticas de Internacionalização de Territórios”, com a apresentação do projeto de Internacionalização de Uberlândia, pelo Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico da cidade, Dilson Dalpiaz. “É uma oportunidade de ampliar a visibilidade do município e a capacidade de atrair cooperações internacionais e novos negócios”, afirma.
O projeto de Internacionalização de Uberlândia está sendo realizado de forma coletiva e colaborativa por diversas entidades e instituições da cidade, como Associação Comercial e Industrial de Uberlândia (Aciub), Fiemg, Prefeitura Municipal, Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Sebrae Minas. “Elaboramos um plano de internacionalização composto por ações de qualificação de produtos e serviços, prospecção e promoção comercial, e capacitação e ampliação de network”, destaca a analista do Sebrae Minas, Fabiana Queiroz.
Algumas ações práticas já são resultado do projeto. Recentemente, Uberlândia foi anunciada como o mais novo capítulo (representação) da Singularity University – instituição de pesquisa e educação sediada no Vale do Silício (EUA). A organização oferece programas para estimular líderes e o desenvolvimento de soluções e tecnologias inovadoras em áreas como educação, segurança, saúde e governança. Com esta conquista, Uberlândia se tornou a primeira cidade do interior brasileiro a contar com representantes oficiais da instituição.
Também neste ano, o município foi alçado à vice-presidência da região Sudeste do Fórum Nacional de Secretários e Gestores Municipais de Relações Internacionais (Fonari), posto anteriormente ocupado pelo Rio de Janeiro. Ao participar de forma ativa no Fonari, que reúne 25 cidades brasileiras e é responsável pela promoção do intercâmbio de experiências no Brasil e no mundo, a cidade passa a conhecer diretamente as oportunidades de cooperação internacional.  

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Internacionalização de Uberlândia é destaque em evento em BH
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial