quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Halloween no Brasil é motivo para aprender mais sobre língua e cultura americana



Escola em Uberlândia entrou no clima: com pouca iluminação e som temático, monstros aparecem a qualquer momento para “assustar” alunos.

Preto, roxo, laranja. Abóboras decoradas, caveiras que se movimentam e jovens em busca de doces ou travessuras. Em 31 de outubro é celebrado o Halloween, dia que antecede a Ação de Graças nos Estados Unidos, duas festas tão grandes por lá quanto o Natal e o Carnaval no Brasil. 
Em sua origem, o Halloween se chamava Samhain, em irlandês. O nome Halloween só começou a surgir no século 16. É uma corruptela do equivalente escocês a “All Hallows Eve” ou “All Hallows evening”, que poderia ser traduzido como “o fim da tarde de todos os consagrados, honrados, reverenciados, venerados ou recolhidos”. Na prática, é a véspera do Dia de Todos os Santos (1º de novembro). Na sequência, o dia seguinte a este (2 de novembro) é o Dia dos Fiéis Defuntos, conhecido no Brasil por Dia de Finados, e em outros países latinos de tradição católica como Dia dos Mortos. 

Para estudantes, conhecer a cultura ajuda no aprendizado da língua
Pouco a pouco, o Halloween foi entrando no calendário dos tupiniquins também. Em Uberlândia, a festa acontece em casas de shows, bairros da cidade e, especialmente, nas escolas de idiomas. 
“Entender a cultura de um país do qual se está estudando a língua auxilia na formação dos alunos. Por isso, tradicionalmente, aproveitamos a data do Halloween para confraternizar e ensinar de forma divertida aos estudantes”, diz o diretor da inFlux Uberlândia, Murilo Natal.
Já no início de outubro, a escola decorou tematicamente todo o seu ambiente e nesta semana promoveram diversas atividades extras baseadas na data comemorativa. “Alguns monstros de Halloween apareceram de repente por aqui para “assustar” nossas turmas de alunos”, conta Murilo.
Além dos "monstros surpresas”, nesta semana, a escola deixou o ambiente mais escuro, especialmente à noite quando manteve praticamente todas as luzes apagadas e também embalou a rotina com músicas que combinam com a data.
“Ao aprender inglês, entendemos que o aluno pode experimentar muito mais do que apenas o aprendizado de uma língua. Tentamos replicar um pouco da cultura, permitir ao aluno vivenciar um pouco do que seria estar residindo em outro país. No caso do Halloween, é bem divertido, damos muita risada não só com os alunos, mas a equipe toda prega peça uns nos outros a todo momento”, relata o diretor.
No próximo dia 20 de outubro, às 19h, a inFlux Uberlândia vai promover a festa de Halloween para alunos e convidados experimentarem ainda mais a cultura americana.

Serviço:
O quê: Festa de Halloween para alunos e convidados
Quando: 20/10 às 19h
Onde: InFlux Uberlândia – Praça Clarimundo Carneiro, 264 – Centro

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Halloween no Brasil é motivo para aprender mais sobre língua e cultura americana
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial