terça-feira, 24 de outubro de 2017

Assaí Atacadista inaugura sua primeira unidade em Minas Gerais, na cidade de Uberlândia



Rede de "atacarejo" do Grupo Pão de Açúcar (GPA) será aberta na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro. Nova unidade contempla o plano de expansão da bandeira de chegar a 18 Estados até o final de 2017

O Assaí Atacadista, uma das maiores redes de atacado de autosserviço do Brasil, inaugurará sua primeira unidade de Minas Gerais, em Uberlândia, no dia 30 de outubro. Os clientes da região do Triângulo Mineiro contarão com um formato de loja ideal para atender a pequenos e médios comerciantes, transformadores (donos de lanchonetes, restaurantes, pizzarias), além dos consumidores finais, que buscam economia em compras de grande volume. Esta unidade faz parte do projeto de conversões que o GPA, dono das marcas Extra e Assaí, tem realizado desde o ano passado, transformando lojas do formato de hipermercado em operações de atacado. A unidade de Uberlândia é a 119ª loja Assaí do Brasil e demandou R$ 25 milhões em investimentos. A loja fica na Avenida Rondon Pacheco nº 700, uma região de fácil acesso e localização.
Para atender as necessidades de todos os clientes que tem acesso às lojas, o Assaí oferece um diferencial: a política de dois preços. Isso significa que o consumidor não precisa comprar uma caixa fechada de um produto para conseguir valores mais competitivos. A partir de pequenas quantidades já é possível pagar o valor de atacado – essa informação está disponível nas etiquetas dos produtos expostos na área de vendas. Além disso, a economia em uma compra realizada no Assaí pode ser de 15% a 20%, de acordo com dados da Nielsen, na comparação com o varejo tradicional. O Assaí oferece mais de 7 mil produtos entre itens de mercearia, alimentos, perecíveis, embalagens, bazar, higiene, bebidas e limpeza.
A chegada do Assaí a Uberlândia está atrelada a estudos internos de tendência de comportamento do consumidor, geomarketing e análise da concorrência local. A nova loja gerou, aproximadamente, 560 vagas de emprego. “O Triangulo Mineiro é um polo importante para o desenvolvimento econômico do Estado, com grande concentração de demanda tanto pelo público pessoa jurídica, quanto pessoa física - perfis potenciais de clientes ao nosso negócio. Estamos, portanto, extremamente satisfeitos em entregar esta loja à população, iniciando assim, nossas operações em Minas Gerais”, afirma Belmiro Gomes, Presidente do Assaí Atacadista.

Crescimento e economia
O Assaí é um dos principais atacados do País e tem registrado um crescimento significativo nos últimos anos. Em 2016, a rede inaugurou 13 novas lojas e fechou o ano com vendas brutas de R$ 15,7 bilhões, expansão de 39,2% em relação ao ano anterior. No primeiro semestre de 2017, a rede já cresceu 28,8%, mantendo o ritmo. O crescimento do Assaí pode ser explicado a partir de alguns fatores. Um deles é a assertividade do negócio e a adequação aos diversos públicos que frequentam as lojas, sejam eles consumidores finais em busca de economia, sejam empreendedores que buscam preço baixo para fazer girar o seu negócio de forma viável.
Além disso, o momento econômico mais desafiador que o País vive nos últimos dois anos também colaborou para que as pessoas buscassem formas alternativas para economizar e encontraram no atacado uma opção que vale a pena. De acordo com dados da Nielsen, aproximadamente 10 milhões de famílias migraram dos supermercados e hipermercados para fazer suas compras de abastecimento nas lojas de atacado atraídos principalmente pelo preço. “Soma-se a esse cenário a aceleração da expansão do segmento, bem como do Assaí propriamente dito. Com o crescimento e a abertura de novas lojas do segmento, regiões e cidades que antes não tinham lojas de atacado nos arredores passam a conhecer o segmento e optar por realizar suas compras nesse canal. Desta forma, o atacado chega a novos lugares, atraindo novos públicos e se popularizando”, analisa o presidente da rede.
Nos últimos cinco anos, observa-se nas lojas de atacado, e consequentemente também nas unidades do Assaí, um crescente movimento dos consumidores finais, atraídos pelo preço baixo e economia características do setor. E esse comportamento foi confirmado por pesquisa inédita no setor realizada pelo Data Popular em parceria com o Assaí, com aproximadamente 10 mil clientes em todas as regiões do País, no ano passado. A principal constatação da pesquisa é a confirmação de um movimento efetivo de consumidores finais para essas lojas, em busca de economia diante de uma situação econômica mais desafiadora. 56% dos entrevistados afirmam ter passado a fazer compras no segmento por conta da crise e, destes, 98% dizem que pretendem continuar comprando quando a situação melhorar.
Além disso, o segmento também vem passando por uma remodelação de suas lojas. Desde 2012 o Assaí vem realizando uma reestruturação cujo foco foi desenvolver um modelo de negócio ainda mais voltado aos seus públicos-alvo. A estratégia tem como principal objetivo oferecer condições de maior rentabilidade, otimização do capital de giro e o melhor mix de produtos de acordo com o perfil dos clientes. Uma das mudanças mais percebidas no novo formato é o aumento da área de estocagem na loja, com a elevação do pé direito e metragem das unidades fazendo com que os produtos possam ser armazenados no ponto de venda ao mesmo tempo em que facilita a operação de reposição e giro dos estoques. A estrutura física das lojas ficou mais clara, com fachadas de vidro que permitem a entrada de luz natural, amplas e confortáveis, com ar-condicionado e estacionamento coberto. “Essas adequações fazem toda a diferença para o cliente, principalmente para esse público que passou a conhecer o atacado nos últimos dois anos. Além do atrativo de preços mais baixos e economia nas compras, uma loja confortável e de fácil circulação, colabora para tornar o momento da compra mais agradável e fideliza o cliente que está pela primeira vez em uma das nossas lojas”, finaliza Belmiro Gomes.

Estrutura e sustentabilidade
O Assaí de Uberlândia conta com 15 mil m² de área construída e com tecnologias e padrão de construção que utiliza melhor os recursos naturais, possibilitando redução do consumo de energia elétrica e melhor aproveitamento da água. As ilhas refrigeradas, por exemplo, possuem fechamento e evaporação da água residual da condensação, eliminando a necessidade de drenos e promovendo um maior aproveitamento do equipamento, reduzindo o consumo de energia. A iluminação tem cobertura com zenitais e a fachada é de vidro, para proporcionar maior iluminação natural durante o dia. Além disso, a unidade de Uberlândia possui um programa de coleta de pilhas e baterias, o que possibilita a correta destinação para esse tipo de resíduo.
Em sua política de uso racional das sacolas plásticas, a rede Assaí Atacadista oferece três maneiras para o transporte de mercadorias: sacolas reutilizáveis (ecobags), caixas de papelão, distribuídas gratuitamente, e sacolas plásticas comercializadas a R$ 0,20. Toda a receita líquida obtida com a comercialização de sacolas plásticas será revertida para projetos sociais de entidades parceiras.

Sobre o Assaí Atacadista
O Assaí Atacadista possui 119 unidades em 17 estados (AL, AM, BA, CE, DF, GO, MG, MS, MT, PA, PB, PE, PR, RJ, RN, SE, SP). Negócio de atacado do GPA, a rede opera com o formato Cash&Carry, conhecido como atacado de autosserviço, e está em plena expansão. Em 2016, a rede inaugurou 13 novas unidades no Brasil e fechou o ano com vendas brutas de R$ 15,7 bilhões, expansão de 39,2% em relação ao ano anterior.

Serviço:
Inauguração Assaí Atacadista – Unidade Uberlândia
Data: 30/10/2017 (segunda-feira)
Horário: a partir das 9h
Endereço: Avenida Rondon Pacheco, 700.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Assaí Atacadista inaugura sua primeira unidade em Minas Gerais, na cidade de Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial