sábado, 7 de outubro de 2017

20 mil pessoas são esperadas na Festa do Congado no domingo (8)

Igreja Nossa Senhora do Rosário recebe a 141ª edição da celebração religiosa 

Neste domingo (8), uma tradição de 141 anos na cidade terá outra página de sua história sendo escrita. Mais uma vez, o som dos tambores se unirá aos cânticos para louvar Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, na Festa do Congado. Ao todo, são esperadas mais de 20 mil pessoas nas proximidades da Igreja do Rosário para participar da missa, procissão, desfile e coroação dos novos festeiros.
A manifestação de caráter religioso e cultural é registrada, desde 2008, como Patrimônio Imaterial Municipal. A celebração é organizada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.
Louvores
No domingo, as comemorações começam às 7h, quando os 24 ternos se encontram na rua Prata, no bairro Nossa Senhora Aparecida. De lá, os ternos seguem pela avenida Floriano Peixoto até chegar à praça Rui Barbosa, no entorno da Igreja de Nossa Senhora do Rosário. O monumento é o prédio religioso mais antigo da cidade, sendo considerado Patrimônio Histórico Municipal.
De acordo com o comandante-geral da Festa do Congado, Jeremias Brasileiro, o desfile é um dos grandes momentos da celebração. “É uma das tradições mais essenciais para muita gente. É um roteiro feito há 106 anos. Como tudo que envolve nossa festa, é uma manifestação que passa de geração a geração”, explica.
Por volta de 9h30, serão realizadas as apresentações e rituais de devoção, por meio de ritmos, danças e cantos. Cada grupo terá dez minutos para realizar seus louvores. Às 18h, a tradicional procissão sai da Igreja do Rosário para percorrer ruas e avenidas do Centro. Às 19h, estão programadas a missa e a coroação dos novos festeiros. O encerramento deve acontecer por volta das 23h.

Celebração histórica
A cultura do Congado acompanha o surgimento e a evolução de Uberlândia. A Irmandade possui mais de um século de existência, sendo considerada a entidade religiosa mais antiga da cidade. Apesar de sua origem africana, a manifestação atrai, atualmente, admiradores de várias religiões e culturas. “Congada é uma reunião de todas as cores, manifestações e credos. Dentro dos próprios grupos, existem praticantes de outras religiões”, contou Jeremias. 
Trata-se de gente que respeita a memória e a devoção de um povo que dá testemunho de fé. “A nossa cidade sempre demonstrou o respeito às tradições. É uma manifestação que faz parte da história de Uberlândia e da qual devemos nos orgulhar e contribuir para manter ativa”, ressaltou Odelmo Leão.

Programação
Apesar do domingo ser considerado o auge da celebração, a Igreja do Rosário já tem recebido novenas desde o último dia 30. Estas manifestações acontecerão até o próximo sábado (7), às 19h30.
Mesmo depois do domingo, a celebração possui uma despedida na segunda-feira (8), às 18h, com mais uma apresentação dos grupos. “Mas é importante dizer que o Congado é uma prática cultural cotidiana, que atravessa o ano todo. Esta festa é uma celebração do que vivemos diariamente”, frisou Jeremias.

Programação completa da 141ª edição da Festa do Congado em Uberlândia:
Até sábado (7)
19h30 - novenas na porta da igreja com presença dos grupos de Congado

Domingo (8)
7h -Desfile dos grupos.
8h30 - Apresentações dos grupos na porta da igreja.
18h - Procissão 
19h - Missa e coroação dos novos festeiros


Segunda-feira (9)
18h -  apresentação dos grupos de congados na porta da igreja

Compartilhar

Postagens Relacionadas

20 mil pessoas são esperadas na Festa do Congado no domingo (8)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial