segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Viver mais implica em manter hábitos saudáveis durante toda a vida

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2015 demonstram que os brasileiros estão vivendo mais. A pesquisa revela que nossa expectativa de vida passou a ser de 75,5 anos. Além disso, de 1940 a 2015, a esperança de vida no Brasil para ambos os sexos passou de 45,5 anos para 75,5 anos. Um aumento considerável de 30 anos. Essa projeção é animadora, mas qual o segredo para ter uma velhice tranquila e manter as taxas de expectativa de vida altas?
Engana-se quem pensa que a longevidade requer alguma fórmula mágica para acontecer. Segundo o geriatra do Hospital Santa Clara, Dr. Saadallah Fakhouri, a longevidade está intimamente relacionada a uma série de hábitos saudáveis que podem ser adquiridos ao longo da vida de uma pessoa. “Além da genética que ainda é inerente a cada indivíduo, cultivar uma alimentação saudável e incluir a atividade física frequente na rotina é essencial para uma velhice tranquila”, comenta o médico.  De acordo ele, “a boa interação social e distanciamento do uso abusivo de álcool e outros tipos de medicações também são fatores associados a um maior tempo de vida com saúde e vigor”.
Mesmo com um bom estilo de vida ao longo dos anos, é preciso ter uma atenção maior a possíveis problemas de saúde que possam vir com o avançar da idade. “Após os 50 anos devemos estar atentos a doenças crônicas como diabetes, hipertensão e obesidade. Isso tudo são fatores de risco para doenças cardiovasculares”, destaca o geriatra. Essas doenças são as que mais conferem mortalidade em nosso meio e segundo Dr. Saadallah, “podem ser potencializadas ainda pelo tabagismo, maus hábitos alimentares, inatividade física e predisposição genética”.
Mesmo sendo importante estabelecer critérios para uma vida saudável desde a juventude, os idosos também podem começar a criar bons hábitos. “O impacto da aderência a um estilo de vida saudável pode ser observado em qualquer fase da vida do ser humano, inclusive durante a terceira idade. Nunca é tarde para iniciar bons hábitos e práticas de saúde positivas”, afirma o geriatra.

  

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Viver mais implica em manter hábitos saudáveis durante toda a vida
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial