terça-feira, 19 de setembro de 2017

Virada da Inovação oferece oficina de programação gratuita para público em geral e Hackathon com vários desafios



Evento será realizado em três dias, incluindo uma virada de mais de 24h entre 30/09 e 1º/10

Uberlândia sediará nos dias 23, 30/09 e 1/10 a Virada da Inovação, um evento gratuito que reunirá estudantes do ensino médio, universitários, profissionais de diversas áreas e público em geral para participar de atividades relacionadas ao uso da tecnologia e desenvolvimento de propostas de soluções para problemas que envolvem a sociedade, durante um hackathon. Este Hackathon será uma experiência incrível desenvolvida em quase 24 horas dedicadas a propor ideias, criar e elaborar o desenvolvimento inicial de aplicações. Além disso, durante este período que invade a noite e madrugada, haverá música e outras interações para deixar todo mundo acordado e ligado em seus objetivos, sem perder o pique. A Virada da Inovação é uma iniciativa da CroSoften Tecnologia com apoio da Faculdade Una Uberlândia, sendo realizado no espaço Anima Lab da instituição. As inscrições podem ser realizadas em www.crosoften.com/viradadainovacao
Para quem não conhece programação e tem vontade de criar um game ou alguma solução, o primeiro dia do evento terá uma Oficina de Programação, voltada especialmente para quem quer adquirir conhecimentos básicos, de maneira simples e rápida, para criar algo mais simples. O coordenador dos cursos de tecnologia da Una, Jean Carlo de Sousa Santos, explica como será esta atividade. “Nosso objetivo é envolver especialmente os alunos das escolas de ensino médio, e também a população em geral que tem vontade conhecer mais de programação, nesta atividade que propiciará aos participantes conhecimentos básicos para o desenvolvimento de uma aplicação. Em uma sociedade que cada vez mais o desenvolvimento tecnológico esta presente em nosso cotidiano, está será uma grande oportunidade para todos participarem de uma oficina gratuita e descobrir um pouco mais sobre esta área, podendo buscar novos caminhos depois”, destaca o coordenador e professor.
A Oficina de Programação acontecerá às 14h do dia 23 e para participar basta acessar o site www.crosoften.com/viradadainovacao para fazer a inscrição gratuita. Quem participar desta oficina será convidado, também, para participar de um desafio, colocando em prática os ensinamentos aprendidos. A ideia deste desafio é que os participantes possam criar com uso de programação um game com base em uma ideia que será proposta pelos professores.
Ainda no sábado, 23, às 16h acontece o Pré Hackathon, que será uma preparação para os interessados em participar do Hackathon do fim de semana seguinte. Nesta programação acontece uma oficina sobre como desenvolver um pitch, que será a base para o desenvolvimento de soluções durante o Hackathon.
  
O Hackathon - Virada da Inovação
            No fim de semana de 30/09 e 1º/10 acontece na Virada da Inovação um desafio multidisciplinar envolvendo profissionais de diversas áreas, estudantes universitários e comunidade. Os participantes, em grupo, terão quase 24 horas para propor soluções para alguns problemas que serão apresentados. O desafio terá inicio às 13h do sábado e seguirá de forma ininterrupta até às 12h de domingo, durante toda a noite e madrugada. Após este horário serão apresentadas as soluções criadas pelos participantes envolvendo diversas áreas em uma atividade multidisciplinar. As melhores soluções serão premiadas.
            O CEO da CroSoften, Rafael Melo, explica qual o objetivo deste Hackathon. “Este termo de origem inglesa é a junção das palavras hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona). O Hackathon reúne programadores, designers, jovens empreendedores e outros profissionais ligados a diversas áreas com o objetivo de criar uma solução tecnológica para atender a fins específicos, gerando projetos livres e inovadores que sejam utilizáveis e possam ser aprimorados como soluções. Trata-se de uma atividade colaborativa possibilitando a integração entre pessoas de diversas áreas com um objetivo comum de atender ao desafio proposto”, explica Rafael Melo.
            Neste Hackathon os desafios serão sobre temas relacionados ao social, sustentabilidade, saúde, negócios e educação. Os projetos serão avaliados por uma banca de profissionais do mercado com base em critérios como: criatividade e inovação; aplicabilidade e interoperabilidade e usabilidade; Serão avaliados também a criatividade e capacidade técnica para desenvolver projetos e soluções envolvendo tecnologias de informação e de comunicação; a capacidade de qualificar e envolver outras pessoas, trabalhando em equipe e de desenvolver ideias rápidas e com aplicabilidade.

Serviço:
Virada da Inovação – Oficina de programação e Hackathon
Data: 23, 30/09 e 1°/10
Local:  Faculdade Una Uberlândia - Alameda Paulina Margonari, 59 – Bairro Karaíba
Horário: Dia 23, a partir das 14h / Dia 30, a partir das 13h – seguindo de forma ininterrupta até às 12h de domingo (1º/10) para o desenvolvimento de soluções, seguindo pela banca de avaliação na parte da tarde.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Virada da Inovação oferece oficina de programação gratuita para público em geral e Hackathon com vários desafios
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial