sábado, 23 de setembro de 2017

Vacinação antirrábica na zona urbana começa hoje (23)

Começa hoje (23) a etapa urbana da 33ª edição da Campanha de Vacinação Antirrábica de cães e gatos em Uberlândia. A ação teve início na zona rural, com sete equipes de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrendo propriedades, fazendas e chácaras do município, onde foram imunizados mais de 12.571 mil animais contra a raiva.
 Nesta segunda fase, a estimativa é vacinar 60 mil cães e gatos. Nos sete dias de campanha, cidadãos podem levar seus bichinhos a um dos 31 pontos fixos ou nos mais de 200 postos itinerantes, sempre das 8h às 16h. Os pontos de vacinação foram mapeados para atender a todos os setores da cidade.
 A coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lilian Vieira Andrade, dá algumas dicas para que a imunização dos animais seja feita com segurança. “É importante que os proprietários levem os cachorros nas coleiras e, para animais de grande porte ou agressivos, é essencial o uso de focinheiras. Os gatos devem estar envolvidos em toalhas/lençóis ou em materiais adequados para proteção. É uma maneira de manter a segurança dos donos dos animais e dos vacinadores”, explicou.
A coordenadora ressaltou que não precisa levar o cartão de vacina. Será entregue aos proprietários um comprovante da imunização que poderá ser anexado ao cartão.

Imunização
 Devem receber a dose da vacina os cães e gatos com mais de três meses de vida. Já os animais que estiverem doentes ou no período de gestação e lactação não devem ser imunizados neste período.
 Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Raiva, Lílian Vieira de Andrade, o animal que não puder receber a dose agora basta o proprietário procurar o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) para aplicação quando estiver saudável ou após o desmame dos filhotes.

O que é a raiva?
 A raiva é uma doença de origem animal, perigosa para os humanos. Os cães e gatos infectados pelo vírus transmissor da raiva apresentam agressividade repentina, dificuldade em engolir alimentos e ingerir água, em alguns casos paralisia muscular, pois é causada por um vírus que compromete o Sistema Nervoso Central.
 Por se tratar de uma doença que não tem cura, a morte do animal acontece, em média, de cinco até sete dias após as manifestações dos sintomas. A raiva é transmitida por lambeduras, mordeduras, arranhaduras e secreções dos animais contaminados.

Trabalho não para!
 O trabalho do Programa de Controle da Raiva é contínuo e tem 100% de acompanhamento. Permanentemente, são realizadas ações de orientação, bloqueio e monitoramento do vírus na zona urbana, além de um posto de vacinação no CCZ - resultado que deixa Uberlândia há 30 anos sem registros da doença em cães e gatos.
 Segundo a coordenadora, ao ser ferido por qualquer animal é importante que o cidadão busque ajuda médica. “Hoje a unidade de saúde de referência no município é a Unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Martins, onde uma equipe fará a avaliação e tomará as medidas necessárias de acordo com cada caso”, explicou Lílian.

Fique ligado!
 Para atender toda a cidade e garantir a imunização dos cães e gatos serão disponibilizados postos itinerantes e fixos. Veja abaixo o cronograma da imunização por setores da cidade. Para mais informações sobre os endereços dos postos fixos e itinerantes, basta entrar em contato com o Controle de Zoonoses pelo telefone 3213-1470 ou clicar aqui.

 Postos itinerantes - horário 8h às 16h 
Data
Setor
Bairros atendidos


23/09


Oeste e Leste
Morada Nova, Ch. Panorama, Monte Hebron, Residencial Pequis, Morumbi, Novo Mundo, Alvorada, Jd. Sucupira, Celebridade, Zaire Rezende, Joana D'arc, Prosperidade, Santo Antônio e Dom Almir.

25/09

Leste
Aclimação, Jd. Ipanema, Bosque dos Buritis, Alto Umuarama, Mansões Aeroporto, Quinta dos Bosques, Segismundo Pereira, Santa Mônica, Custódio Pereira, Tibery e imediações.

26/09

Oeste
Dona Zulmira, Jd. Europa, Jd. Patrícia, Guarani, Luizote de Freitas, Mansour, Taiaman, Tocantins e imediações.

27/09

Oeste
Canaã, Jd. Holanda, Nova Uberlândia, Jd. Palmeiras I e II, Jd. Célia, Jd. Vica, Planalto, Cidade Jardim, Tubalina, Ch. Tubalina, Jaraguá e imediações.

28/09

Sul
Jd. Karaíba, São Jorge, Laranjeiras, Granada, Santa Luzia, Lagoinha, Vigilato Pereira, Saraiva, Morada da Colina, Pampulha, Patrimônio, Shopping Park, imediações.

29/09

Norte
Roosevelt, Jd. Brasília, Maravilha, São José, Pacaembu, Jd. América, Liberdade, Gramado, Marta Helena, Minas Gerais, Nossa Senhora das Graças, Cruzeiro do Sul e imediações.

30/09

Central
Bom Jesus, Brasil, Aparecida, Centro, Cazeca, Lídice, Osvaldo, Daniel Fonseca, Tabajaras, Martins e imediações.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Vacinação antirrábica na zona urbana começa hoje (23)
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial