segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Projeto ‘Arte em Nós’ celebra 80 anos de ‘Guernica’ neste mês em Uberlândia

Evento acontecerá no sábado (16/09) das 15h às 19h no Espaço Criar. 

O projeto Arte em Nós, idealizado pelo Espaço Criar em Uberlândia para promover discussões temáticas acerca de diversos artistas, contemplando sua produção e contexto histórico, tem início neste mês de Setembro.
No próximo dia 16, Arte em Nós vai celebrar os 80 anos ‘Guernica’ de Pablo Picasso, considerada uma das principais obras de arte da história da humanidade. Segundo a coordenadora do projeto, Maria Carolina Boaventura, o projeto é um convite e uma oportunidade para conhecer e refletir sobre as variadas expressões de arte e cultura. “Em cada mês, abordaremos uma nova temática, que será conduzida sempre por um estudioso do assunto”, explica Boaventura.
Neste primeiro encontro, no dia 16 de Setembro, haverá ainda uma intervenção do artista visual e tatuador Puf Capitão Caverna que fará um graffiti enquanto o evento acontece, dialogando com a temática.

A guerra e a arte: um pouco sobre Guernica
"Não, este quadro não foi feito para decorar cômodos. É um instrumento de guerra ofensivo e defensivo contra o inimigo" (Pablo Picasso)
Guernica é a obra mais emblemática da carreira de Pablo Picasso, que nasceu em Málaga, na Espanha, em 1881, e morreu na França, em 1973, e talvez também da arte do século XX. A pintura a óleo sobre tela, de 349,3cm de altura e 776,6cm de largura, mostra os horrores do bombardeamento à cidade basca de Guernica, por aviões alemães do regime nazista, apoiando o ditador Francisco Franco, em 26 de abril de 1937, durante a Guerra Civil espanhola, naquele que foi visto como um teste dos bombardeamentos aéreos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Assim, Guernica tem um importante significado não apenas do ponto de vista artístico, no qual seu valor universal é indiscutível, mas também por seu valor simbólico contra a guerra e toda a violência.

Sobre o Espaço Criar
Composto por profissionais das artes, psicologia, filosofia, educação, antropologia, biologia e massoterapia integrativa, é um lugar de sinergia de saberes e fazeres, que ora referem-se às áreas específicas, ora articulam e potencializam diferentes conhecimentos e experiências. No Espaço Criar, são oferecidos cursos regulares em várias modalidades, como: modelagem em argila; desenho para adultos e crianças; aquarela; terapia corporal; harmonização energética; relaxamento e meditação; Kundalini Yoga; inglês para crianças; história da arte para crianças. E ainda por acreditar nos bons encontros, o Espaço Criar também abriga eventos, como reuniões de desenhistas, exposições de arte, grupos e palestras sobre maternidade, paternidade, educação e, agora, inaugura o projeto Arte em Nós.

Serviço:
O quê: Projeto Arte em Nós – 80 anos de Guernica
Quando: 16/09 (sábado) das 15h às 19h
Onde: Espaço Criar – Rua Johen Carneiro, 367 – Lídice – Uberlândia (MG)
Aberto ao público (a partir de 16 anos)
Investimento: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia entrada e maiores de 60 anos)
Informações e inscrições: 34 3236-3020 ou projetoarteemnos@gmail.com
Acesse também:

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Projeto ‘Arte em Nós’ celebra 80 anos de ‘Guernica’ neste mês em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial