segunda-feira, 4 de setembro de 2017

Hotel Parati recebe exposição fotográfica da Congada

A exposição é uma homenagem da fotógrafa Cíntia Guimarães a Uberlândia, que completou 129 anos 

Uma das festas mais tradicionais em Uberlândia foi o tema escolhido pela fotógrafa Cíntia Guimarães para homenagear a cidade mineira, que completou 129 anos no dia 31/8. Os rituais e a religiosidade  da Congada são apresentados em fotografias para representar a importância desta cultura. A exposição acontece até o dia 17 de setembro, na recepção do Hotel Parati. A entrada é gratuita.
            “Seguindo minha linha de fotografia, eu busquei expressar a cultura do Congado por meio das vestimentas tradicionais, associadas  as manifestações das danças, dos rituais e das expressões dos fiéis, que mantêm a festa da Congada viva em Minas Gerais”, explica Cíntia.  Nos registros, a autora exteriorizou a paixão pela cidade mineira em imagens que representam os movimentos, as expressões corporais e, principalmente, a tradição da cultura  do Congado. Na exposição, os visitantes podem conferir os 14 registros feitos pela fotógrafa na festa da Congada, durante o evento, realizado em Uberlândia, em 2016.
            O Hotel Parati foi escolhido pela fotógrafa, por receber centenas de turistas todos os dias, sendo um dos primeiros contatos de alguns visitantes com a cidade mineira. “Muitas pessoas não sabem que Minas Gerais cultiva essa tradição do Congado. Então, eu vi no hotel, a oportunidade de mostrar para pessoas de diversos lugares a nossa tradição, que é tão linda” finaliza ela.
            Para a diretora do Parati Palace Hotel de Uberlândia, Françoise Mota, as fotografias feitas por Cíntia Guimarães retratam peculiaridades encontradas em Minas Gerais, sobretudo, em Uberlândia. “Muitos hóspedes não têm ideia de que Uberlândia cultiva essa manifestação cultural e religiosa tão tradicional, advinda da cultura africana. Com as fotografias expostas logo na recepção do hotel, os visitantes podem ter uma ideia do que o Congado representa para Minas Gerais e a força da religiosidade dos envolvidos nessa festa”, salienta.

A Congada
            Atualmente tida como umas das festas mais tradicionais de Uberlândia, a festa do Congo reúne centenas de fiéis em uma festa cultural e religiosa com rituais e práticas advindas da cultura africana. São três dias de comemoração em devoção a Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, além de reis e rainhas do Congo – também chamados de congadeiros.
          Durante o evento, os devotos realizam apresentações, rituais e danças típicas, assim como uma longa procissão por lugares estratégicos de Uberlândia, seguindo até a Igreja do Rosário, localizada no Centro da cidade. A festa da Congada, em Uberlândia, acontece todos os anos no mês de outubro. 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Hotel Parati recebe exposição fotográfica da Congada
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial