sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Fórum estadual do livro é destaque no Elicer 2017

Evento em Uberlândia acontece no dia 26, durante o Encontro Literário do Cerrado, e colocará em debate propostas de incentivo à leitura; fórum é uma parceria entre a ALMG e o Governo de Minas e terá a presença do secretário de Estado de Cultura, Ângelo Oswaldo

O Encontro Literário do Cerrado (Elicer) 2017, que acontece de 26 a 30 de setembro, em Uberlândia, terá como um dos destaques em sua programação a realização do Fórum Técnico Semeando Letras – Plano Estadual do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas. O fórum, programado para o primeiro dia do Elicer, é uma iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e as secretarias de Estado de Cultura e de Educação. Abertura terá a presença do secretário da Cultura do Estado de Minas Gerais, Ângelo Oswaldo.
O objetivo do Fórum Semeando Letras é avaliar propostas do Governo do Estado e apresentar contribuições da sociedade civil para a elaboração do Plano Estadual do Livro, que vai estabelecer metas e diretrizes para os próximos dez anos, a fim de incentivar a leitura e democratizar o acesso às bibliotecas.
As atividades em Uberlândia serão realizadas dentro do Elicer, no Centro de Convenções da UniAlgar (Avenida Floriano Peixoto, 6.495, Bairro Granja Marileusa), com abertura às 9h e encerramento às 18h.  As inscrições on-line já estão abertas com prazo final determinado para as 23h59 do dia 24. Depois, somente no local do evento.
O Fórum de Uberlândia abrange os Territórios de Desenvolvimento Triângulo Norte, Noroeste e Triângulo Sul e integra a etapa de interiorização do evento, cuja fase estadual será realizada de 22 a 24 de novembro, também em Belo Horizonte. Até lá, o evento terá passado por outras seis cidades além de Belo Horizonte, sendo elas Varginha (Sul de Minas)Juiz de Fora (Zona da Mata), Montes Claros (Norte de Minas)Governador Valadares (Vale do Rio Doce)Uberlândia (Triângulo Mineiro) e Teófilo Otoni (Vale do Mucuri).

Consulta pública - Além da interiorização, uma consulta pública online para coletar as sugestões da população também integrará a programação do fórum. O link ficará disponível de 18 de setembro a 13 de outubro, na página do evento no Portal da ALMG.

Encontro Literário do Cerrado
            Baseado numa vasta programação, personalidades envolvidas e público presente, o Encontro Literário do Cerrado (Elicer 2017) vai transformar Uberlândia na capital da literatura brasileira durante uma semana, neste mês de setembro. Considerado já um dos dez maiores eventos literários do Brasil, o Elicer agrega num só espaço feira de livros, oficinas, debates, café literário, contação de histórias, apresentações culturais e fóruns com escritores regionais e ainda a participação de nomes conhecidos do cenário nacional, tais como, Ziraldo, Tiago de Melo Andrade, Eloi Zanetti, José Santos, Carlos Seabra e Fernanda de Oliveira. O Elicer acontece de 26 a 30 de setembro, no Centro de Convenções Unialgar, bairro Granja Marileusa, em Uberlândia.
Para essa edição do Elicer, a expectativa da organização é receber um público de aproximadamente 50 mil pessoas nos cinco dias do evento. Na primeira edição, em 2015, 38,8 mil pessoas participaram do encontro. A entrada é gratuita.
Serão 22 espaços distribuídos numa área de 6.000 m2 para a realização de atividades culturais, educacionais, empreendedorismo e geração de negócios. “A gente quer fazer em Uberlândia um evento que seja diferente do que está sendo feito no Brasil. O Elicer não será apenas feira de livros. As escolas públicas terão a oportunidade de apresentarem no evento suas atividades feitas em sala de aula, o que é uma condição de inclusão social. Queremos trazer também as escolas privadas e universidades para participar do Elicer”, informa o gestor do Elicer, Humberto Paes Leme.
Grande apoiadora do evento, a Secretaria de Estado de Educação irá disponibilizar 11,5 mil vales-livros que serão distribuídos para alunos e professores das escolas estaduais, além de transporte e lanche. A Prefeitura de Uberlândia também ofereceu condições para facilitar a participação de alunos da rede municipal – incluindo de escolas rurais - que, inclusive, serão contemplados individualmente, com um livro cada, doados pela organização do Elicer, que também destinará mais 6 mil livros a alunos de escolas particulares que forem ao evento.
Nesta edição, o Elicer terá como foco a literatura e inovação. Além do Espaço Tecnologia, em parceria com o Instituto Algar, o evento traz como novidade a transmissão via internet das atividades para todo o país.
O Elicer é realizado pela Pool Comunicação e tem como apoiadores Governo do Estado, Prefeitura de Uberlândia, Câmara Brasileira do Livro, Câmara Mineira do Livro, Sesc Minas, Instituto Algar, TV Integração, Senac, Instituto Alair Martins, Instituto Algar e Colégio Nacional. O patrocínio é da Editora Melhoramentos.




Compartilhar

Postagens Relacionadas

Fórum estadual do livro é destaque no Elicer 2017
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial