segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Comunicação é diferencial no desempenho das lideranças

Comunicação é diferencial no desempenho das lideranças
Se os subordinados não estão entendendo o que os líderes estão dizendo, a culpa não é só de quem está ouvindo, mas também de quem está transmitindo as mensagens. 

Inúmeras pesquisas destacam a importância da comunicação no desempenho das lideranças em empresas ou instituições diversas. Uma pesquisa da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, constatou que cerca de 80% do trabalho de um líder são dedicados a alguma atividade de comunicação. Um estudo realizado no final da década de 1960 na Universidade da Califórnia de Los Angeles (UCLA) constatou que 70% das vezes em que a notícia é dada pelo superior imediato, a comunicação funciona. No Brasil, levantamento feito pela Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial (ABERJE) revelou que 55% dos funcionários formam a percepção da empresa via lideranças. Um estudo encomendado pela Revista Você S/A a pesquisadores do Grupo DMRH revelou que, entre as 150 melhores empresas para se trabalhar no país, 97% disseminam suas estratégias por meio dos líderes.
Nesta última pesquisa, foram ouvidos 1.300 analistas, coordenadores, supervisores, gerentes e diretores destas empresas. O dado mais relevante da pesquisa, segundo o jornalista, especialista em Comunicação e Marketing e palestrante Fernando Cunha, é que 47,9% dos profissionais entrevistados estão insatisfeitos com a qualidade da comunicação no trabalho. Na base operacional das empresas, ou seja, os funcionários que fazem a coisa acontecer na prática, 60% não têm clareza sobre as metas de curto prazo. Em outras palavras, trabalham com o piloto automático ligado na maioria do tempo, o que afeta, inclusive, os níveis de produtividade das equipes. Ambiente também favorável para disseminação do conhecido “rádio peão”. A deficiência da comunicação e não entendimento de metas também atinge supervisores (52%), gerentes (38%) e até mesmo diretores (32%). Ou seja, o “telefone sem fio” diminui na medida de sobem os degraus do quadro hierárquico das empresas.
Se os subordinados não estão entendendo o que os líderes estão dizendo, a culpa não é só de quem está ouvindo, mas também de quem está transmitindo as mensagens. Acontece que a maioria dos líderes não enxerga a comunicação como uma responsabilidade direta de seu cargo e de sua lista de deveres e obrigações. Outro fator que contribui com as falhas na comunicação entre líderes e liderados é o avanço tecnológico, que criou o conceito e prática da liderança remota, na qual os líderes se tornaram menos presentes no cotidiano das equipes. O avanço tecnológico é muito importante para o desenvolvimento dos líderes na Era Digital, mas as lideranças não devem ignorar o fato de que o modelo tradicional de liderança, com presença física constante, é mais eficaz no sentido de criar melhor entendimento das informações e maior engajamento das equipes no cumprimento de tarefas mais complexas.
Diante desta necessidade cada vez mais evidente na atualidade, o jornalista, comunicador e palestrante Fernando Cunha toma como missão de vida promover palestras e workshops para aperfeiçoar a comunicação das lideranças de diversos níveis. Para isso, apresenta Comunicação Eficaz – O Segredo dos Grandes Líderes. Nesta apresentação, o palestrante, que já atua há mais de 25 anos como profissional de comunicação, propõe a implantação de um método para que líderes e outros profissionais de diferentes áreas saibam como criar uma rotina de comunicação e usar instrumentos de maneira eficaz para melhorar o próprio desempenho e de suas equipes. Comunicação Eficaz – O Segredo dos Grandes Líderes é uma palestra envolvente que tem o propósito de elevar o padrão de comunicação pessoal e profissional das lideranças e promover excelentes resultados e transformações. “Para que estas transformações sejam positivas e satisfatórias, todos os indivíduos devem aperfeiçoar a maneira como se comunicam consigo mesmos e com as pessoas com as quais se relacionam. A falta de conhecimento de algumas ferramentas e boas práticas de comunicação pode não revelar o grande líder que existe dentro de cada um, seja na vida familiar, profissional, na comunidade, na sociedade ou no país”, diz o palestrante.


Fernando Cunha é jornalista, especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pela ECA/USP. É comunicador profissional há mais de 25 anos, atuando como consultor e assessor de comunicação empresarial, professor universitário na área de Comunicação Social e Marketing e palestrante na área de Comunicação, entre outras atividades.
É criador da Fórmula da Comunicação Eficaz (FCE), uma estratégia que propõe a implantação de um método que transforma a maneira como as lideranças das empresas e instituições se comunicam com seus diferentes públicos em busca de melhores resultados e transformações.
Fernando Cunha coloca-se à disposição deste importante veículo de comunicação no sentido de contribuir com a produção de reportagens, oferecendo artigos e se disponibilizando para ceder entrevistas que versam sobre este tema.

Contatos:
Telefone e WhatsApp: (34) 99136-2555

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Comunicação é diferencial no desempenho das lideranças
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial