sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Atividade física reduz risco de desenvolver câncer de mama

O Grupo Luta Pela Vida e o Hospital do Câncer em Uberlândia abrem programação do Outubro Rosa com o Mova-se contra o Câncer 2017 

O Outubro Rosa ganhou força no mundo todo pela causa. Neste mês, a cor rosa que aparece em muitos estabelecimentos visa trazer uma mensagem maior: a de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O Grupo Luta Pela Vida, a ONG do Hospital do Câncer em Uberlândia, em frequente luta contra a doença abre a sua programação do Outubro Rosa com o “Mova-se contra o Câncer 2017”.
O evento será realizado no dia 7 de outubro, às 8h, no Parque do Sabiá (entrada pela Av. Anselmo Alves dos Santos) e visa alertar a população sobre a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama, ressaltando que manter uma vida saudável, com exercícios físicos, boa alimentação, e seguindo as dicas de prevenção é possível reduzir o risco de desenvolver a doença.
O Mova-se vai proporcionar ao público a oportunidade de praticar diversas modalidades esportivas, a fim de que cada um possa encontrar seu esporte predileto para incluir a atividade física como rotina em seu cotidiano. Além de prevenir várias doenças, o exercício físico é um grande aliado na redução do risco de câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que por meio da alimentação e atividade física é possível reduzir em até 28% as chances da mulher desenvolver câncer de mama. "O exercício físico é imprescindível para uma boa saúde. Todos devem adquirir este hábito de atividade física, pois ajuda na prevenção de várias doenças, entre elas, o câncer”, explica o oncologista do Hospital do Câncer, Rogério Araújo.
Ainda segundo o INCA, só no Brasil, estima-se cerca de 58 mil novos casos de câncer de mama de 2016 a 2017.  "Esse número é preocupante. Podemos evitar muitos casos com uma vida saudável e com a prática de atividades físicas ou, ainda, com diagnóstico precoce. Então, nosso objetivo é reunir as pessoas para que possamos mostrar a importância de se prevenir contra o câncer", ressalta o presidente do Grupo Luta Pela Vida, Renato Pereira.
Diante de todos os benefícios que a prática de atividade física traz, o Mova-se torna-se um importante evento de prevenção do câncer e valorização da saúde para a população. Durante a manhã, diversas atividades serão oferecidas como caminhada, pilates, dança, yoga, tai chi chuan, dança de salão, zumba e circuito. Além dos exercícios, o público também receberá dicas de prevenção do câncer de mama. Os pesquisadores do Núcleo de Prevenção e Pesquisa de Câncer (NUPPEC) do Hospital estarão na tenda do Grupo Luta Pela Vida tirando dúvidas e dando orientações sobre as formas de prevenção da doença.
Conheça a seguir um pouco de cada uma das atividades físicas que vão estar no Mova-se Contra o Câncer:
Zumba
A Zumba é tida hoje como uma maneira divertida de perder peso. Isso porque trata-se de uma atividade aeróbica que utiliza ritmos de dança latina que incluem a salsa, merengue, mambo, reggaeton e brasilidades como o samba, axé e funk. A modalidade alia os movimentos de alta queima calórica com músicas agitadas, assim, emagrecer se torna divertido. Durante o Mova-se, o público experimentará a Zumba com a instrutora Lílian Kênia.
Pilates
A modalidade atrai pessoas que não gostam muito de academias e buscam atividades mais tranquilas, suaves e que tenham maior ligação entre a mente e o corpo. O Pilates é tido como uma das melhores práticas para a pessoa que quer aperfeiçoar e condicionar os músculos do corpo, prevenir contra doenças cardiovasculares, eliminar o estresse ocasionado pelo dia a dia, emagrecer, corrigir a postura, estimular a coordenação motora e amenizar dores. As áreas trabalhadas no Pilates — respiração, postura, musculatura, equilíbrio, entre outras —, quando combinadas com os objetivos específicos do tratamento de diversas doenças mentais, torna o método importantíssimo na prevenção e alívio dessas doenças. No Mova-se o Espaço Rama será responsável por orientar o público a experimentar o Pilates.
Circuito
            Para aqueles que não gostam da rotina e a repetição dos tracionais exercícios da academia, uma boa alternativa é a prática o circuito. Essa atividade consegue combinar movimentos feitos no dia a dia, mas associados a outros para gerar resistência, coordenação motora, forma e equilíbrio. No circuito os músculos são trabalhados ao mesmo tempo, tornando a modalidade um treinamento global do corpo. Para experimentar todos os benefícios desse exercício no Mova-se, o público terá as orientações do instrutor Xandão Andrade.
Yoga
Uma conexão entre corpo e mente. Essa pode ser uma boa definição para a prática da Yoga, que é de origem Indiana e conta com mais de 5 mil anos de história. Com diversas variações de movimentos e objetivos, a Yoga busca harmonizar o corpo, mente e a respiração, por meio de técnicas de respiração, postura típicas da Yoga e também da meditação. Quem optar por experimentar os benefícios da Yoga no Mova-se, contará com as orientações do professor Zelo Piva.
Dança
Um dos exercícios mais democráticos e praticados é a dança, que traz benefícios para além dos níveis somente físicos. Ela combate a depressão e a timidez, aumenta o convívio social, ajuda a relaxar, além de melhorar a coordenação motora, fortalecer a musculatura e proteger as articulações. Para que o público possa curtir os benefícios da dança, a Escola de Dança Leandro Teodoro estará presente no Mova-se contra o Câncer.
Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma arte marcial de origem chinesa, que combina exercícios corporais milenares, que envolvem preceitos da medicina tradicional chinesa. Os movimentos do Tai Chi Chuan são suaves, cíclicos, fluídos, que requerem atenção mental. O Tai Chi Chuan traz benefícios como aumento da energia e disposição, fortalecimento do sistema nervoso, desenvolvimento do potencial mental e espiritual dos praticantes, além de auxiliar e prevenir o estresse e a sobrecarga mental.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Atividade física reduz risco de desenvolver câncer de mama
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial