Obra
permitirá novo acesso direto entre setores central e sul e beneficiará a
locomoção de 57 mil motoristas que utilizam trecho diariamente
Idealizado para facilitar a integração entre o setor central e a
zona sul de Uberlândia, o viaduto da rua Olegário Maciel sobre a avenida Rondon
Pacheco já foi concluído e terá o tráfego liberado no domingo (20) pela
Prefeitura de Uberlândia. A obra foi proposta ainda durante o segundo mandato
do prefeito Odelmo Leão (2009-2012) - dentro do projeto ‘Uberlândia Integrada’
- e beneficiará cerca de 2 mil veículos que trafegam (em média) por hora no
trecho.
Para ser erguido, o viaduto recebeu investimentos na ordem de R$
7,38 milhões. São recursos do programa de financiamentos a projetos de modais
de transporte do governo federal. Quase a totalidade desse valor (95%) foi
financiada pela Caixa Econômica Federal, dentro do plano de expansão de
projetos de ampliação dos corredores estruturais do transporte coletivo para o
país - que também prevê a construção dos terminais e corredores de ônibus, por
exemplo. As verbas eram de caráter ‘vinculado’, o que significa que eram
destinados exclusivamente para a execução deste projeto.
Em termos técnicos, a obra do viaduto da rua Olegário Maciel
constitui-se em uma construção pré-moldada de 130 metros de extensão e 11
metros de largura, com a pavimentação de duas faixas para tráfego de veículos.
Um equipamento viário que, por fim, substitui o uso do semáforo no
cruzamento para se controlar o fluxo de veículos.
Benefício viário
Uma análise elaborada pela Secretaria Municipal de Trânsito e
Transportes (Settran) aponta que o viaduto da Olegário Maciel possibilitará a
interligação dos setores central e sul de Uberlândia por meio de um acesso
direto ao bairro Saraiva. Na prática, reduzirá consideravelmente o tempo de
viagem tanto dos motoristas quantos dos usuários do transporte coletivo, já que
duas linhas operantes passam pelo local: A117 e B909.
A economia na travessia do trecho estimada pela Settran será de
seis minutos para veículos e de cinco minutos para os ônibus do transporte.
Isso porque, anteriormente, ainda com semáforo no trecho, os veículos poderiam
ter de esperar (sobretudo, nos horários de pico) até três ciclos do semáforo
antes de conseguir atravessar a avenida Rondon Pacheco para acessar o bairro
Saraiva.
Além do ganho na velocidade, segundo a análise da Settran, o
viaduto trará mais segurança ao organizar o fluxo de veículos na localidade,
melhorando a fluidez e diminuindo a probabilidade de acidentes. O equipamento
viário também ajudará na economia de queima de combustível, o que, de uma forma
geral, contribui para a redução de ruídos e da emissão de poluentes no ar.
A medição da
Settran revela que ao menos 57 mil veículos utilizam o trecho ao dia. Ou seja,
ao mês, mais de 1,7 milhão de automóveis passam pela localidade para
acessar o centro ou o sul da cidade.
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Viaduto da rua Olegário Maciel, em Uberlândia, terá tráfego liberado amanhã (20)
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