terça-feira, 29 de agosto de 2017

Uberlândia sedia Mega Encontro Internacional do Senepol

Agendado para o período de 30 de agosto a 10 de setembro, o “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato” terá a participação de pecuaristas e profissionais do setor pecuário de vários países da América Latina. Representantes das Associações de Criadores da Argentina, Colômbia, Panamá, Paraguai, República Dominicana e Venezuela já confirmaram presença no evento, que será realizado no Parque do Camaru, em Uberlândia/MG. O evento integra a programação da 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2017.
O recinto terá um espaço exclusivo para os criadores da raça, o Mundo Senepol, onde estarão expostos mais de 250 animais de diversos criatórios do país e acontecerá uma série de eventos, tais como degustação de carne Senepol, projetos sociais, concurso de fotografia. O Mega Encontro é promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol).  
Uma das grandes atrações do espaço será o “Túnel do Senepol: Caminho do pasto ao prato”. O público poderá conferir no local toda a história da raça no Brasil e no mundo e sua contribuição para produção de carne. O Túnel do Senepol será dividido em várias salas, onde serão apresentadas de forma didática e ilustrativa as etapas da cadeia produtiva, começando pela história do Senepol no mundo e pela seleção da raça no Brasil desde o ano 2000 e passando pelo funcionamento do PMGS, pelas biotecnologias de reprodução existentes no mercado, pela criação a pasto do Senepol, pelo processamento da carne pela indústria frigorífica até a chegada da carne à mesa do consumidor.
A programação do “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato” também abre espaço para a solidariedade. Eles também degustarão a carne de Senepol. No dia 30 de agosto, a partir das 14h, será realizado o Senepol Solidário – Concurso de Fotográfico APAE/Uberlândia. Os alunos da entidade irão fotografar os animais da raça e as melhores fotografias serão premiadas no dia 4 de setembro. Também no dia 4, a partir das 14h, acontecerá o Senepol Solidário – Olhar Senepol ADEVIUDI (Associação dos Deficientes Visuais de Uberlândia). Serão realizadas atividades de interação com animais, com foco na parte sensorial dos participantes.
Durante a exposição, os visitantes poderão conhecer as qualidades da carne Senepol, que é muito macia e saborosa. Haverá degustação nos dias 3, 4, 7, 8 e 9 de setembro.  
As mulheres que selecionam a raça terão um evento especial para elas, com o lançamento do Núcleo Feminino do Senepol, no dia 4, a partir das 19h30, no Espaço Vila Franco. As criadoras irão definir as diretrizes de funcionamento do novo Núcleo, que nasce com a proposta de ampliar a representatividade das mulheres na pecuária nacional, particularmente na raça Senepol. Haverá ainda uma palestra com a coaching Andréia Magnino.
O Mega Encontro Internacional do Senepol ainda terá leilões, dia de campo, capacitação dos técnicos da ABCB Senepol. Nos dias 5 e 6, haverá o “I Seminário Técnico Internacional da Raça Senepol”, cujas inscrições continuam abertas e podem ser feitas pelo site da ABCB Senepol www.senepol.org.br. 
O Brasil é considerado uma das maiores referências mundiais na seleção da raça e, durante o Seminário Internacional, especialistas brasileiros e norte-americanos apresentarão as tecnologias disponíveis para a pecuária bovina de corte. A raça é seleciona há 17 anos no Brasil. Sua ascensão na pecuária de corte brasileira está relacionada à sua grande capacidade de manter boa produtividade nos mais variados climas do país. “O Senepol não é mais considerada como um modismo. É realidade de uso, diria até que é uma forte tendência de uso para uma pecuária de ciclo curto, eficiente do pasto ao prato. Já fomos reconhecidos pelo mercado como uma raça que veio para ficar e que traz muitos benefícios para a pecuária nacional. Quando o produtor faz as contas logo percebe as vantagens econômicas da raça e que ela é imprescindível para os projetos exitosos de pecuária nacional.”, assegura o presidente da ABCB Senepol Pedro Crosara. 

O evento está dividido em seis painéis: Cenário econômico e o papel da cadeia integrada; Programa de Certificação da Carne – Compartilhando experiências; Manejo/Sanidade; Programa de Melhoramento Genético do Senepol - PMGS, Provas Zootécnicas e Avaliação de Desempenho; Melhoramento Animal: Avaliação e seleção genética; Genômica Aplicada.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Uberlândia sedia Mega Encontro Internacional do Senepol
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial