Evento traz as últimas novidades em
tecnologias, produtos e serviços voltados para o varejo e muitas oportunidades
de negócios. É também um ambiente de desenvolvimento profissional com uma rica
grade de palestras, fóruns, oficinas e workshops
Nos dias 17, 18 e 19 de outubro deste ano, as atenções dos setores
de supermercados, padarias, atacados e do varejo em geral de todo o País se
voltam para o Expominas, em Belo Horizonte. Um dos maiores centros de eventos
do País vai sediar o 31º Congresso e Feira Supermercadista e da Panificação
(Superminas Food Show/2017). Maior evento empresarial anual do estado e o mais
completo e diversificado do segmento no Brasil, a Superminas atrai também
visitantes, compradores e expositores de vários países de todos os continentes.
A Superminas é o principal evento do varejo no País no segundo
semestre. A expectativa de dirigentes da Associação Mineira de
Supermercados (AMIS) e do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de
Panificação (Amipão), entidades organizadoras do evento, é que a Superminas
2017 supere todos os números de 2016. No ano passado, a feira movimentou
cerca de R$ 1,7 bilhão em negócios, com a presença de 430 expositores e 53,5
mil participantes representando 650 municípios mineiros. A Superminas é
composta ainda de rodada internacional de negócios; espaço internacional e
promoção de incentivo às compras.
As projeções de um evento ainda maior estão baseadas nas
oportunidades de negócios, de qualificação profissional e de relacionamento
oferecidas na Superminas. A previsão de crescimento dos segmentos
supermercadista e panificador em Minas vem num movimento que contraria todo o
cenário econômico do País. Os supermercados mineiros estão investindo R$ 400
milhões em expansão neste ano. Pelo menos 56 unidades serão abertas, o que fará
o setor chegar 7.163 lojas ao final de 2017. O segmento encerrou o ano de 2016
com 7.107 lojas e faturamento de R$ 33,97 bilhões.
Soma-se a esses números, o potencial do setor de panificação
representado por mais de 14 mil lojas em todo o estado e um
faturamento de R$ 8,63 bilhões em 2016. Com a união dos dois setores em um
único evento, a Superminas passa a representar diretamente, 21,1 mil pontos de
vendas só em Minas Gerais. O faturamento dos dois setores juntos atingiu R$
42,6 bilhões em 2016.
Além da feira com 25 mil metros quadrados, o evento se completa
com um ambiente de aprendizagem e desenvolvimento profissional com uma grade de
treinamento para atender às demandas de atualização para profissionais do
varejo de todas as funções. Na parte de congresso, são cerca de 50 atividades
como palestras, fóruns; workshops; painéis e minicursos apresentados nos três
dias.
Espaços - Como os
supermercados e padarias, que são divididos em seções para facilitar a compra
dos consumidores, a Superminas é segmentada em espaços também para facilitar os
negócios entre compradores e expositores. Alguns já são tradicionais,
outros foram incluídos na Superminas nos últimos anos, seguindo tendências do
varejo e das demandas do consumidor, como os espaços “Beleza e Saúde” e o dos
Alimentos Saudáveis – Naturais, Orgânicos e Funcionais.
Completam a área de feira os espaços: Logística e Distribuição; o
Espaço da Cachaça, Espaço do Vinho e Queijo, o Espaço de FLV -Flores, Frutas,
Legumes e Verduras e o Espaço de Cervejas Artesanais e Especiais. Estes estão
localizados no “Pavilhão Gerais”, o maior da feira. O “Pavilhão Minas”,
no segundo piso, é destinado ao Espaço da Tecnologia; Espaço Internacional;
Espaço dos Alimentos Saudáveis – Naturais, Orgânicos e Funcionais, além do
Espaço Raízes de Minas.
Pequenos fornecedores
- A
grande novidade da Superminas em 2016 também fará parte da exposição deste ano.
É o Circuito Mineiro de Compras Sociais (CMCS), um espaço destinado a pequenos
fornecedores da agricultura familiar ou pequenas indústrias que tiveram a
oportunidade para expor seus produtos no evento. O CMCS é uma parceria com o
governo mineiro por meio da Secretaria de Estado Extraordinária de
Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif).
Outras estratégias serão desenvolvidas para atrair o maior número
possível de pequenos fornecedores, o que atende ao pedido de vários
supermercadistas. Eles avaliam que a indústria regional de pequeno porte
têm investido muito na qualidade e diferenciação de seus produtos, o que
desperta o interesse do consumidor. O Sebrae-MG apoia a Superminas na captação
dessas empresas de pequeno porte.
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Superminas/2017 será nos dias 17 a 19 de outubro em BH
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Oleh
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