quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Oficinas gratuitas serão oferecidas durante programação da Virada Cultural em Uberlândia

Atividades de origami, lambe-lambes, grafite, materiais de reciclagem e poesia serão oferecidos durante os dois dias de festival no Teatro Municipal 

Com o objetivo de contextualizar a arte de forma diversificada, a Virada Cultural – Cultura e Movimento traz uma série de atividades durante a sua programação em Uberlândia. Mais de 150 artistas estarão envolvidos no evento que ainda conta com oficinas de lambe-lambes, origami, grafite, materiais de reciclagem e poesia. Os interessados em participar devem fazer a inscrição na página do evento, através do link que será divulgado. As vagas são limitadas.
A diretora executiva da Viva Marketing, Antônia Nunes de Oliveira, ressalta que a programação é totalmente gratuita e foi pensada para que o público possa ter acesso às diferentes artes durante toda a programação. “O evento abre portas para uma cultura diversificada, que vai além de uma alternativa de negócios. Nosso intuito também é estimular o trabalho dos profissionais criativos”, disse.

Lambe-lambes
É mais que comum ver cartazes colados em muros, pontos de ônibus e nos antigos orelhões telefônicos. A arte de colorir muros é uma nova linguagem da arte urbana, conhecida também como lambe-lambes. Serão oferecidas 10 vagas. O curso será ministrado pelo designer gráfico Frederico Oliveira, 30 anos, que vem com esse projeto desde o ano passado. “A oficina é bastante prática, com muita mão na massa. A ideia é falar um pouco sobre cartazes e lambe-lambe e ir para a colagem, que é bem divertida. A expectativa é apresentar o método às pessoas e, principalmente, nos divertir. Esse evento é muito bom, só tenho elogios, porque é uma grande programação cultural para a cidade”, contou.

Origami – Tsuru
A técnica teve origem no Japão, mas foi aperfeiçoada e propagada pelo mundo inteiro. As figuras representadas no origami têm diferentes significados para os japoneses. O tsuru (cegonha), por exemplo, simboliza a felicidade, boa sorte e saúde. As primeiras dobraduras foram criadas quando o Estado e a religião eram um só, dessa forma representavam a natureza das cerimônias religiosas. Serão oferecidas 20 vagas.
O criativo publicitário, Lucas Mendes, vai ministrar a oficina pela segunda vez e disse que o trabalho tem base na dobradura Tsuru, o tradicional passarinho de origami. Seria o nível um para quem quer começar a aprender dobraduras. “Participam crianças e adultos, mas na minha visão, todos se tornam crianças ao primeiro contato com a arte das dobraduras. A Virada Cultural de Uberlândia é um evento grandiosíssimo que coloca o conceito de cultura compartilhada em prática para a população da cidade. Um mix de atividades interessantes, num contexto organizacional que permite acesso a todos. Uma honra e imensa gratidão participar dessa edição”, disse.

Poesia
Serão oferecidas 20 vagas para a oficina, que será ministrada pela escritora, Isabela Gonçalves, que participou da primeira edição da Virada Cultural com a oficina de poema/escrita. Seu primeiro livro “Uma história entre nós”, foi publicado esse ano pela Editora Benvirá. A obra é um romance contado em 160 frases. A escritora preparou uma oficina sobre escrita abordando temas como publicação de livros, tipos de publicação, inspiração e exemplos de escritores.
“Precisamos mostrar a arte, discutir, sentir e viver, afinal a arte é uma salvação para ambos os lados. Salva a quem a cria e a quem a absorve. É a expressão máxima daquilo que se sente ou se deseja sentir e, por isso, deve ser incentivada. Precisamos saber sentir mais. Minha expectativa é fazer com que as pessoas vejam a escrita e a arte em geral de uma maneira diferente e saibam que é possível realizar o sonho de viver da arte, mas para isso é preciso valorizar primeiro. Espero conseguir ajudar com dicas, conselhos, exemplos e diálogos”, concluiu.

Grafite
O grafite é um dos elementos da cultura Hip Hop que tem como objetivo expressar sentimentos e mostrar diferentes técnicas de pintura e será uma das atividades da Virada Cultural. O curso será ministrado pelo estudante de artes visuais, Lucas Castro, que começou a pintar aos 12 anos. Ele gosta de tipografia, a fontes de letras é a sua praia. Natural de São Bernardo do Campo, São Paulo, mora em Uberlândia há quatro anos. A oficina tem o intuito mostrar aonde nasceu o grafite, porque ele existe e ensinar a base da formação das letras e como manusear o spray para realizar um trabalho. Serão oferecidas 10 vagas. Atividades acontecem das 17h às 19h.

Materiais de reciclagem
A oficina de materiais de reciclagem vai utilizar o artesanato em E.V.A e dobraduras. Ambas as técnicas são preferidas dos artesãos, por ser um material de fácil acesso. O curso será ministrado pelas oficineiras do Senac de Uberlândia, Vanessa Ramos e Vanessa Leal. Serão oferecidas 40 vagas, 20 por hora. As atividades tem início às 19h e vai até às 21h.
A 2ª Virada Cultural de Uberlândia – Cultura em Movimento é uma realização da Viva Marketing Eventos e Cultura, com o patrocínio da Uberlândia Refrescos, Instituto Alexa e Alesbisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. Fomento da Codemig e apoio do Colégio Nacional, Start Química, Provanza, Hospital Santa Clara, Center Shopping. Parceria, Senac.

Serviços:
Oficinas culturais - Lambe-lambes, origami e poesia
Data: 06 e 07 de setembro
Inscrições pelo link: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSc7oPdbAHWRonK0NnXAuVezQ2-FxQYwTOGJ1eXWugZQ73p57w/viewform

Vagas: Limitadas
Local: Teatro Municipal - Av. Rondon Pacheco, 7070 - Tibery
Entrada: Gratuita

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Oficinas gratuitas serão oferecidas durante programação da Virada Cultural em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial