terça-feira, 8 de agosto de 2017

Feira agropecuária em Uberlândia deve aquecer o mercado do agronegócio regional


Leilões, encontro internacional e julgamentos de raças de corte e de leite, torneio leiteiro e exposição de cavalos Mangalarga Marchador atraem milhares de pecuaristas para o parque Camaru
Os negócios agropecuários mineiros estarão ainda mais aquecidos na região, a partir de 30 de agosto, com a chegada da 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia. O Camaru 2017, feira que deverá receber mais de 400 mil visitantes até o dia 10 de setembro, terá ampla programação técnica com participação de criadores das raças bovinas Senepol, Nelore, Simental, Girolando e Gir Leiteiro e de cavalos Mangalarga Marchador. A agenda inclui leilões de elite, exposições ranqueadas, julgamentos e torneio leiteiro, além de rodeio em touros, cursos e palestras. O Camaru, como ficou popularmente conhecido, este ano é apresentado pela Algar Telecom e tem patrocínio da Codemig.
Na grade de shows estarão os maiores nomes do sertanejo nacional e o Festival Instrumental Raízes do Campo assinados pela Rodoban, Usina Aroeira e Algar Telecom, com o apoio da Politriz e do Sindicato Rural de Uberlândia, produção da Viola de Nóis Produções e incentivo dos Governos Federal e de Minas Gerais, por meio da Lei Rouanet e Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Um dos destaques da exposição esse ano será o “Mega Encontro Internacional do Senepol – Do Pasto ao Prato”, promovido pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) que tem sede em Uberlândia. As soluções integradas da pecuária de corte para produção de carne bovina de qualidade e as tendências de mercado estão entre os temas que estarão em debate durante o evento. “Será um evento épico para a raça Senepol, com a possibilidade dos criadores se atualizarem sobre temas de extrema relevância para o setor que precisa se mostrar cada vez mais eficiente”, destaca Pedro Crosara Gustin, presidente ABCB Senepol.
A 9ª Exposição Especializada do Gir Leiteiro de Uberlândia e a Exposição Interestadual do Girolando acontecerão entre os dias 4 e 9 de setembro, com julgamentos realizados nos dias 8 e 9 no Espaço do Produtor. O objetivo dos organizadores é atrair criadores dos estados de Minas Gerais, Goiás, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul com inscrição de mais de 250 animais Girolando e 200 Gir Leiteiro. “Apresentamos crescimento na participação das raças ao longo dos últimos anos, tanto em número de animais como na qualidade genética apresentada na pista. Esperamos manter o ritmo este ano”, disse Thiago Silveira, diretor do SRU.
Criadores de Nelore vindos de várias partes do Brasil também estarão no parque de exposições no período da feira para mais etapa ranqueada da raça. A expectativa da organização é reunir mais de 300 cabeças para serem julgadas em Uberlândia. “Como a etapa em Uberlândia contará pontos para o ranking nacional, esperamos receber animais dos melhores criatórios do país”, disse Dagmar dos Santos, diretor do Sindicato Rural de Uberlândia (SRU) e presidente da Associação de Criadores de Nelore do Triângulo Mineiro (ACNTM).
            No programa de equinos, criadores de Mangalarga Marchador participarão da 18ª edição da exposição especializada da raça na cidade. Animais dos principais criatórios de Minas Gerais, São Paulo e Goiás darão entrada no parque nos dias 29 e 30 de agosto para serem julgados na pista gramada entre os dias 31 de agosto e 2 de setembro. Para o presidente do Núcleo Marchadores do Triângulo, Sidney Pimenta Alvim, responsável pela realização da prova, por ser realizada um mês após a Exposição Nacional da raça, a expectativa é de que tenha animais de altíssimo nível. “Expositores já estarão pensando na classificação para a Nacional de 2018. Nossa expectativa tanto de público quanto de animais é no sentido de superar a edição 2016”, afirma.

PROGRAMAÇÃO TÉCNICA
Dia de Campo Prova de Touros Nelore UFU: 18 de agosto, 8h30, Fazenda Capim Branco
Cavalgada Camaru: 27 de agosto, 11h00, Estádio Airton Borges
Torneio Leiteiro: 04 a 07 de setembro
Exposição ranqueada e julgamento da raça Nelore: 06 a 09 de setembro
Exposição e julgamento de gado de leite das raças Gir Leiteiro e Girolando: 04 a 09 de setembro
XVIII Exposição do Cavalo Mangalarga Marchador de Uberlândia: 31 de agosto a 02 de setembro
Exposição da raça Simental: 30 de agosto a 10 de setembro
Mega Encontro Internacional do Senepol: 30 de agosto a 10 de setembro
3ª Prova da Independência 3 Tambores: 07 de setembro
Prova de Team Penning: 9 e 10 de setembro
Rodeio Profissional: 04 a 07 de setembro
Fazenda Escola Camaru: 30 de agosto a 10 de setembro
Leilões de Elite:
25/08 – 19:30 horas - 2º Leilão Ferolla e Fazenda Porto dos Sonhos - transmissão www.ruralleiloes.com.br
02/09 - 12 horas - 6º Leilão Nelore UFU (só touros selecionados)
03/09 - 13 horas - 13º Leilão Cavalos do Brasil e Haras Capim Velho
06/09 - 20 horas – Leilão Nova Vida Senepol
07/09 – 13 horas – 17º Leilão ACNTM/Nelore VC (transmissão pelo Canal do Boi)

Shopping Girolando Camaru 2017
08/09 – 8 horas abertura das vendas - 17h30 às 19h30 Happy Hopur
09/09 – 8 horas abertura das vendas - 19h00 encerramento

AGENDA CULTURAL
02/09 – 15 às 18 horas - Mesa Redonda “A música instrumental de viola no cenário atual” - Auditório do Sindicato Rural de Uberlândia
03/09 – Tarde – Mostra de Dança Minas Catira
03/09 – Noite – Festival Instrumental Raízes do Campo

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS:
30/08 – Wesley Safadão / Jefferson Moraes / Pedro e Benício
31/08 Rick e Giovani – entrada franca Aniversário de Uberlândia
01/09 Henrique & Juliano / Kleo Dibah & Rafael
02/09 Gusttavo Lima / Bárbara Labres
03/09 Festival Raízes do Campo / portões abertos
06/09 Jads & Jadson / Amado Batista / Lucas Reis & Thacio
08/09 Luan Santana/ Pedro Paulo e Alex / DJ Dennis
09/09 Simone & Simaria / Bruno & Marrone / George Henrique & Rodrigo

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Feira agropecuária em Uberlândia deve aquecer o mercado do agronegócio regional
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial