quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Estudante do Ensino Médio estreia em exposição individual de fotografia

Exposição será aberta nesta quinta, dia 24, e ficará aberta ao público até 29 de setembro, em Uberlândia. 

Nesta quinta-feira, dia 24, às 20h, será aberta a primeira exposição fotográfica individual do estudante Brendon Mota, 18 anos. Mostra Fotográfica Indizível: Eclipse ficará aberta à visitação até 29 de setembro, na Galeria de Arte Ido Finotti, no Centro Administrativo de Uberlândia.
            Estudante do 3º ano do técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, no IFTM Campus Uberlândia Centro, Brendon foi um dos três selecionados para exposição individual por meio de edital da Secretaria Municipal de Cultura. O mesmo edital permitiu-lhe a participou em exposição coletiva entre maio e julho, na Oficina Cultural de Uberlândia.
            “Após a mostra coletiva, iniciei o trabalho frente a um desafio maior: minha primeira exposição individual. ‘Eclipse" é marcada por grafismos urbanos envoltos em minha pessoalidade perceptiva. O evento de abertura será a culminância de um intenso processo de imersão no estudo e produção da poética fotográfica. Acredito que as energias de algumas noites de sono perdidas se revitalizarão ao ver o trabalho concluído indo a público. Para aqueles, que não puderam contemplar o raro eclipse solar ocorrido nesta semana, convido-os a prestigiarem o ‘Indizível: Eclipse’”, destaca Mota.
            Os 14 painéis, com diferentes formatos com fotografias coloridas e em P&B além de imagens manipuladas por computador, que compõem a exposição foram produzidos pelo estudante na execução do projeto de extensão do Campus “Projeto Cartografias do Olhar: Poéticas Contemporâneas por dispositivos fotográficos”, coordenado pelo professor de Artes, Dickson Duarte que assina a curadoria da exposição.
            "Acredito que o reconhecimento da sociedade por meio da seleção do estudante para compor a programação oficial de uma galeria municipal de arte demostra que, além da formação técnica, o IFTM Campus Uberlândia Centro está comprometido com a construção de cidadãos críticos, sensíveis e artisticamente articulados com as questões que afligem o nosso tempo. Nessa mostra é possível perceber o percurso técnico e humano trilhado por Brendon que abre o caminhos para outros estudantes também resinificarem suas identidades culturais no mundo", afirma Duarte. 
Para abertura oficial da exposição foi preparado um pocket show (apresentação musical curta) com estudantes do IFTM, Thiago Cuevas e Thauane Silva, que pesquisam o contexto cultural do movimento Bossa Nova.

Mostra
     Mostra fotográfica Indizível: Eclipse emerge das investigações artísticas despertadas pela fotografia que leva o nome da exposição: Eclipse. Por meio de suas lentes, Brendon Mota, 18 anos, estudante do técnico em Administração integrado ao Ensino Médio, busca evidenciar imagens até então ocultas aos olhos que percorrem o espaço urbano corriqueiramente. Sentidos revelam-se ao choque singular de luz, sombra e perspectiva, numa composição margeada por grafismos, narrativas e desejos. A cidade de Uberlândia é não apenas o cenário, mas a protagonista desta mostra, exibindo, quando banhada de luz, a estética singular de seus “micro-eclipses” transfigurados para as formas marcantes das fotografias de Brendon. Imagens que traduzem sua juventude e sagacidade em tatear sensivelmente as arquiteturas cravadas na paisagem.
Considerando a fotografia digital a linguagem artística de maior capilaridade social pela disponibilidade de equipamentos e recursos móveis disponível em aparelhos celulares, o trabalho de prospecção de imagens é altamente atrativo inclusive como recurso didático. Nesse contexto Brendo apresenta 14 painéis com diferentes formatos com fotografias coloridas e em P&B além de imagens manipulados por computador.
            A curadoria da exposição é assinada pelo professor de Artes, Dickson Duarte Pires, coordenador do projeto de extensão Cartografias do Olhar do IFTM Campus Uberlândia Centro, programa no qual Brendon é orientando juntamente como o estudante Kaio Cerutti. Os servidores Cristiano Borges e Danielle Cristina Silva colaboram na assessoria técnica do projeto.

Serviço
Mostra fotográfica Indizível: Eclipse
Abertura: 24 de agosto de 2017, às 20h
Visitação: 25 de agosto a 29 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h.

Local: Galeria de Arte Ido Finotti – Centro Administrativo de Uberlândia, Av. Anselmo Alves dos Santos, 600, Santa Mônica.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Estudante do Ensino Médio estreia em exposição individual de fotografia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial