terça-feira, 8 de agosto de 2017

CITIES terá carro elétrico e balão cativo



Carro que será testado por empresas do grupo Algar será apresentado no evento; balão proporcionará conectividade e segurança no bairro

O grupo Algar levará para o Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (CITIES) duas inovações: o balão cativo, que será utilizado pela primeira vez em um evento de grande porte em Uberlândia para proporcionar mais segurança e conectividade, e um carro elétrico importado, cuja utilização será testada durante um ano por três empresas do conglomerado.
O carro da Hightech Eletric é movido a bateria e roda 120 km com uma carga de seis a oito horas. A recarga pode ser feita na rede elétrica convencional. Porém, o ideal é que seja utilizada energia renovável, a fim de garantir a utilização sustentável do veículo.
Neste protótipo, o veículo será recarregado com energia solar, utilizando o sistema de energia fotovoltaica implantado pela Alsol Energias Renováveis, no Espaço Eureka, localizado no bairro Granja Marileusa, construído com o conceito de cidades inteligentes, uso responsável de recursos naturais e incorporação de tecnologia de ponta. A Algar Telecom, empresa de telecomunicações do grupo, vai utilizar o carro no atendimento a campo.
A ideia é que, após o período de avaliação, o modelo de carro elétrico seja incorporado nas frotas de veículos das empresas.  Além de preservar o meio ambiente, o carro proporciona economia: não há custo de abastecimento e a redução com despesas de manutenção pode chegar a 50%. A Alsol também pretende utilizar o carro em pesquisas.

Balão de conectividade e segurança
A Algar Telecom e a Algar Segurança levarão para o CITIES o balão cativo, tecnologia usada nas Olimpíadas Rio 2016, para proporcionar conectividade e segurança ao evento. O balão, que alcança voo de até 100 metros do solo, estará equipado com uma câmera de vídeo de alta definição com capacidade para cobrir todo o bairro, e um equipamento de rádio, que vai reforçar o sinal para a rede móvel da Algar Telecom.

Em termos de conectividade, o balão - desenvolvido pela Altave, scale-up acelerada pela Algar Ventures - não só proporciona melhoria de sinal em locais com grande aglomeração de pessoas, como também pode ser usado como torre flexível para expansão de rede de voz e dados, inclusive em áreas rurais, com menor custo e com a vantagem da mobilidade. Já em relação à segurança, o uso da facilita a atuação dos agentes vigilantes. As imagens são interligadas a uma central de monitoramento, para facilitar a identificação de áreas que necessitam de alguma intervenção.
O CITIES é promovido pelo grupo Algar, Fiemg, Sebrae, Prefeitura de Uberlândia e Governo de Minas Gerais - por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O evento é aberto a toda comunidade e visa gerar inspirações, conhecimentos, conexões, networking e oportunidades.

Serviço:
Congresso Internacional de Tecnologia, Inovação, Empreendedorismo e Sustentabilidade (CITIES)
Data: 9 e 10 de agosto
Horário: das 8 às 22 horas
Local: bairro Granja Marileusa – Uberlândia (MG)
Casa Garcia - Av. Maria Silva Garcia, 402
UniAlgar - Av. Floriano Peixoto, 6.495
Espaço Ciranda - Av. Floriano Peixoto, 5.505
Programação e inscrições gratuitas: www.citiesbrasil.com

Acompanhe as novidades nas redes sociais: 
Instagram: @citiesbr 

Compartilhar

Postagens Relacionadas

CITIES terá carro elétrico e balão cativo
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial