terça-feira, 22 de agosto de 2017

Cavalgada Camaru será neste domingo com Queima do Alho no parque de exposições

Evento tem expectativa de receber mais de 4 mil participantes para anunciar a chegada da Exposição Agropecuária de Uberlândia 

A 17ª edição da Cavalgada Camaru acontecerá no próximo domingo, dia 27 de agosto, às 11 horas, com saída dos cavaleiros da Avenida Rondon Pacheco, de área ao lado do estádio Airton Borges. A concentração de cavaleiros, muladeiros e comitivas começa nas primeiras horas da manhã com chegada de caminhões de várias cidades da região. O evento já é tradicional na cidade e vem para anunciar oficialmente a chegada da Exposição Agropecuária de Uberlândia. Para participar não há necessidade de inscrição prévia, basta se apresentar no local com animal devidamente equipado e em boas condições de saúde.
A expectativa é receber mais de 4 mil pessoas que seguirão pelas vias do centro da cidade até chegar às dependências do parque de exposições Camaru. Na chegada as comitivas farão a Queima do Alho, comida típica dos peões de boiadeiro, feita em fogões à lenha improvisados no chão, com arroz, feijão tropeiro, carne de sol e paçoca de carne socada em pilão. A programação da festa incluirá moda de viola com as duplas Robson e Graiado, Caique e Cauam e as atrações Tablado Mineiro, Vitor Flores e Helio Cowboy.
A Cavalgada Camaru começou em 2001 como uma brincadeira entre amigos que fizeram a cavalo o trajeto entre a Praça Sérgio Pacheco e o parque Camaru no final de semana que antecedeu a exposição agropecuária. A partir de então, o evento aconteceu todos os anos e, ao longo do tempo, o volume de participantes aumentou tanto que forçou a organização a transferir o ponto de concentração para um terreno mais amplo. O trajeto também foi alterado para que o grupo pudesse passar pelas principais avenidas da cidade como a Floriano Peixoto, Afonso Pena, Cesário Alvim e João Naves de Ávila.  Em suas três últimas edições a Cavalgada Camaru reuniu mais de 3,5 mil participantes, entre cavaleiros e amazonas que se apresentam individualmente e comitivas de cidades do Triângulo Mineiro.

Queima do Alho
A Queima do Alho é uma festividade típica de alguns estados do interior do Sudeste e Centro-oeste do Brasil. A história deste ritual data dos tempos em que os tropeiros viajavam para vender seus bois. Os grupos eram compostos por um cozinheiro, um ajudante de cozinha e peões. Como as viagens eram longas, duravam entre três e quatro meses, os cozinheiros tinham a preocupação de trazer no lombo dos animais, alimentos não perecíveis, conservados no sal grosso. Barretos era o ponto final desta longa jornada, por ser um grande mercado de compra de bois. Sempre havia a pergunta de quem iria queimar o alho. Aquele que se dispunha durante a cavalgada ir à frente, já começava a descascar o alho e colocar na conserva de gordura animal para que, quando chegasse próximo ao horário de almoço ou jantar, já estivesse tudo preparado.

Camaru 2017
A Algar Telecom apresenta a 54ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2017 – que será realizada pelo Sindicato Rural de Uberlândia, com patrocínio da Codemig, de 30 de agosto a 10 de setembro, no Parque de Exposições Camaru. A feira terá julgamentos e exposições de bovinos das raças Nelore, Gir Leiteiro, Girolando, Encontro Internacional de Senepol, exposição de Cavalo Mangalarga Marchador, rodeio profissional, leilões de elite, torneio leiteiro, fazenda escola, projeto cultural Raízes do Campo e shows de artistas de renome nacional. O evento tem patrocínio da Cerveja Crystal.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Cavalgada Camaru será neste domingo com Queima do Alho no parque de exposições
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial