sexta-feira, 18 de agosto de 2017

Atividades artísticas e culturais movimentarão a cidade de Leme-SP nos próximos meses

Após acordo de parceria firmado, neste ano, entre a multinacional do ramo automobilístico TS Tech, que tem fábricas nas cidades de Leme SP e Ouro Fino MG, e o Grupontapé de Teatro, grupo profissional da cidade de Uberlândia-MG com 23 anos de estrada -, uma série de atividades culturais e artísticas serão desenvolvidas nas comunidades onde a empresa atua, nos próximos meses.  A ações tiveram início no dia 14 de agosto, com o workshop “O Teatro na Sala de Aula”, realizado na Secretaria Municipal de Educação de Leme – evento que será repetido no próximo dia 21 - e uma Oficina de Sensibilização e Capacitação para educadores, na escola EMEB – Escola Municipal de Ensino Básico Professora Helaine Koch Gomes” – CAIC (entre os dias 14 e 17 de agosto), com o objetivo de prepará-los para a Mostra de Teatro na Escola, que será realizada neste ano.
            Ainda no roteiro das primeiras atividades conduzidas pelo Grupontapé de Teatro, está programada para o próximo dia 21, uma “Oficina de montagem teatral” com os Jovens atendidos pelo Centro de Referência da Juventude - CRJ, além de uma aula aberta (vagas limitadas) para quem tiver interesse e, para encerrar essa primeira fase, no dia seguinte (22/08), haverá a “Oficina de vídeo em celular”, também com aula aberta (vagas limitadas), no mesmo dia, e a apresentação do tradicional espetáculo do Grupontapé, “Balaio Popular”, para os alunos da EMEB, com objetivo de estimular a criação teatral.
            A intenção do projeto intitulado “Arte na vida” é beneficiar os alunos das escolas públicas e jovens em situação de vulnerabilidade social e econômica com oficinas de teatro e de produção de vídeo por celular, formar os professores da rede pública com cursos de qualificação em arte educação e envolver o público em  geral, que poderá participar do Seminário “A Cidade Que Queremos” e assistir à “Mostra A Cidade Que Queremos”, na qual serão apresentados os resultados das Oficinas de teatro e da Oficina de vídeo por celular, e espetáculos do repertório do Grupontapé.
            Segundo o produtor cultural do Grupo, Rubem dos Reis, todas as atividades estarão alinhadas com a missão do Grupontapé que é o “desenvolvimento humano por meio do teatro” e com o compromisso da TS Tech de contribuir para uma melhor qualidade de vida e com o desenvolvimento das pessoas das duas cidades onde está sediada.

Segundo o gerente de Recursos Humanos, responsável pelas relações institucionais da TS Tech, Humberto Rocha, a empresa buscou no mercado um parceiro com experiência em atuar num tema complexo que é a redução de adolescentes em conflito com a Lei, lançando mão de recursos provindos de incentivos fiscais e projetos culturais e esportivos. “Nós não tínhamos um projeto pronto, era necessário ser desenvolvido e aplicado. Nesse aspecto, identificamos o Grupontapé de Teatro, que tem a expertise para colocar tudo isso em prática”, conta.
            Esse trabalho inicial terá duração de três anos, contemplando tempo de laboratórios, execução e reinvenção, se necessário. “Por meio dos projetos, queremos apresentar oportunidades para os adolescentes, ocupando o tempo do contra turno das escolas, com experiências inspiradoras”, comenta Rocha.

Cronograma das primeiras ações:
Workshop “O Teatro na Sala de Aula” - 14 e 21/08

Local: CEAPRO - Secretaria Municipal de Educação - Rua Maria Augusta Thomaz, 133
Um encontro de quatro horas dividido em dois dias, com uma proposta de compartilhar ferramentas básicas do teatro para o uso em sala de aula, com o intuito de ampliar os processos de criação e conexão humana e artística dentro das escolas.
Público alvo:  educadores e monitores da rede pública municipal de Leme-SP.

Capacitação para a Mostra de Teatro na Escola
O Grupontapé realizou, entre os dias 14 e 17 de agosto, na escola parceira EMEB – Escola Municipal de Ensino Básico Profa. Helaine Koch Gomes” – CAIC, uma Oficina de Sensibilização e Capacitação para educadores que receberão, ao longo de quatro meses, uma assessoria pedagógica e artística do Grupontapé para realizar com a participação dos alunos uma mostra de teatro que terá como tema “A cidade que queremos”.
A Oficina foi voltada para a condução do processo criativo que prevê o desenvolvimento de cenas que serão apresentadas na Mostra de Teatro e também o desenvolvimento humano por meio das artes cênicas, missão do Grupontapé.

Oficina de montagem teatral/Aula aberta: 21/08
Ministrante: Marcelo Ribas
Objetivo: Por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social – SADS a proposta é realizar uma montagem teatral como forma de possibilitar a expressão, apresentando o teatro como um caminho possível de exercício da cidadania, aprimoramento pessoal e desenvolvimento humano. Ao trabalhar uma prática colaborativa como o fazer teatral, espera-se desenvolver nos participantes o senso de coletividade, comprometimento, interesse, criatividade, possibilitando reflexões mais profundas sobre si, o outro e o meio, além de despertar o interesse pela arte e pela vida.
Público alvo: Jovens atendidos pelo CRJ – Centro de Referência da Juventude
Duração: 04 meses (agosto a novembro)
Aula Aberta: 21/08
Horário: 13h30 as 15h00 – (15 vagas) e 15h30 as 17h00 – (15 vagas)

Oficina de vídeo em celular/ Aula aberta: 22/08
Ministrante: Thaneresssa Lima
Objetivo:  Utilizar da ferramenta audiovisual para fomentar um processo de valorização não só do indivíduo, mas também de sua comunidade a partir do incentivo a um olhar sensível e poético das nossas pessoas, história e cultura, contribuindo assim para uma mudança de paradigma à partir de uma nova função para os tão utilizados e banalizados celulares.
Público alvo: Jovens atendidos pelo CRJ – Centro de Referência da Juventude 
Duração: 04 meses (agosto a novembro)
Aula Aberta: 22/08
Horário: 13h30 as 15h00 - (12 vagas) e 15h30 às 17h00 – (12 vagas)
Pré-requisito: Possuir celular ter conhecimentos básicos de computador e internet.

Apresentação Balaio Popular – EMEB (22/08)
O Grupontapé apresentará também aos alunos da escola parceira (EMEB) o Espetáculo Balaio Popular, como estímulo à criação teatral.
Sinopse: Concebido na linguagem do teatro de rua, o espetáculo Balaio Popular do Grupontapé de Teatro une a pesquisa do universo da cultura popular feita pelo grupo e o trabalho do diretor Fernando Limoeiro, professor do Teatro Universitário de Belo Horizonte, e grande conhecedor do teatro de rua e da cultura popular. É um espetáculo que diverte e emociona e que mostra as tradições populares e a religiosidade com enfoque principalmente no universo mineiro. O roteiro foi desenvolvido por meio de uma pesquisa da cultura popular focada na região Sudeste. As cenas resgatam a arte de contar histórias e traz lendas, parlendas, brincadeiras infantis, provérbios, jogos de adivinhação e cantigas populares que perduram de geração em geração. De forma simples e lúdica, o espetáculo “Balaio Popular” é um convite para a valorização das nossas raízes.

Outras atividades
O Grupo prevê ainda uma série de atividades ao longo do segundo semestre, na cidade de Leme. Além das oficinas, um Colóquio deverá ser realizado em parceria com o poder público, entidades privadas e sociedade para discussão do tema: “A cidade que queremos”, uma possibilidade para debater questões sociais.


Compartilhar

Postagens Relacionadas

Atividades artísticas e culturais movimentarão a cidade de Leme-SP nos próximos meses
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial