terça-feira, 4 de julho de 2017

Programa de Controle da Raiva realiza ações de prevenção em Uberlândia

Para continuar a manter o controle do vírus da raiva em animais domésticos em Uberlândia e fazer que o índice de notificações continue zerado, profissionais do Programa de Controle da Raiva Animal realizam ações permanentes na cidade. Exemplo do trabalho da equipe do Centro de Controle de Zoonose (CCZ) é a vacinação de animais de casa em casa, uma das iniciativas que faz com que a Secretaria de Saúde não registre notificações de cães ou gatos com raiva no município há mais de 30 anos.
 Desde a semana passada, as equipes têm visitado residências dos bairros Cidade Jardim e Planalto, conforme explica um dos supervisores do programa, Leonardo Cardoso. “Esta ação é diferente de quando fazemos a campanha, que acontece na zona rural e urbana. Ela é feita após encontramos um morcego e ele ser testado para o vírus. Então, vacinamos todos os cães e gatos que receberam há mais de três meses a dose contra a doença, num raio de 300 metros a fim de reforçar a imunização destes animais que podem ter entrado em contato com os morcegos. Trata-se de uma ação preventiva, um cuidado com os bichos de estimação”, expõe.
 Em caso de ausência do morador, é deixado na caixa dos correios um panfleto informando sobre a vacinação gratuita. Para os proprietários que optarem em vacinar seus cães ou gatos nas clínicas veterinárias, o Programa de Controle da Raiva Animal orienta que os mesmos imunizem seus animais, garantindo segurança e saúde.

Recolhimento de morcegos
Cardoso reforça, ainda, que o trabalho de recolhimento do morcego é feito por uma equipe treinada que, além de evitar desgastes para o morador, também protege o animal, fundamental para o ecossistema, caso seja encontrado com vida. Por isso, recomenda que a população notifique a equipe do Centro de Controle de Zoonoses. “Pedimos aos moradores para não pegar o morcego com as mãos. O mais correto é colocar uma caixa de papelão ou qualquer outro recipiente por cima do animal e ligar para o Centro de Controle de Zoonoses”, disse.
De acordo com o supervisor, após o recolhimento, vem a fase de análise. “Recebemos a notificação dos animais, fazemos o recolhimento e os enviamos para Belo Horizonte. Assim que sai o resultado, já realizamos a ação de bloqueio”, explicou o supervisor.

Cuidados
O supervisor orienta que se algum morador for mordido ou arranhado tentando capturar o morcego ou notar que o animal doméstico teve contato, também precisa notificar o CCZ. “Em caso de acidentes e ataques, a orientação é que a vítima lave o ferimento com água e sabão e procure um centro de saúde. Nesses casos, nós vamos até o local, vacinamos o animal e o acompanhamos por 180 dias. No caso do morador, fazemos uma avaliação para ver se há a necessidade de receber a vacina na UAI Martins, que é a unidade de referência”, completa.
Cardoso explica que para se evitar a presença de morcegos em casa, é preciso que sejam tomados alguns cuidados, como a vedação de frestas entre forro e a laje, bem como de placas de decoração ou de telhas mal colocadas, entre outros. O serviço de recolhimento e orientações no manejo de morcegos por ser solicitado pelo telefone (34) 3213-1470 ou 1418.

Vacinação em Uberlândia

A vacinação contra a raiva animal na zona rural de Uberlândia começa em 16 de agosto e termina em 15 de setembro. Já na área urbana, começa 23 de setembro e vai até o dia 30 do próprio mês. “É importante que as pessoas levem seus animais de estimação aos postos volantes e permanentes instalados em diversos bairros da cidade. Como nossas equipes também disponibilizarão a dose aos cães e gatos que vivem no campo, é necessário que aos proprietários rurais da região que facilitem o acesso às fazendas e fiquem atentos aos horários de visitas de nossos agentes, que serão divulgados em breve”, salienta Leonardo.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Programa de Controle da Raiva realiza ações de prevenção em Uberlândia
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial