segunda-feira, 17 de julho de 2017

Palestra discute o papel da Fisioterapia na alta hospitalar

Voltar para casa, depois de um longo período de internação, é um alívio para pacientes e familiares, mas pode exigir um processo de reabilitação, que vai dos movimentos até as funções respiratórias e neurológicas. Para discutir a importância da assistência domiciliar nesta transição, a Med Care promove a palestra gratuita "O papel da Fisioterapia na alta hospitalar", no sábado (22), no auditório da Unimed Uberlândia.
O evento é ministrado pelo fisioterapeuta Vinicius Pafume de Oliveira, que atua na área de assistência domiciliar há 11 anos. “Após 24h de internação, começa a deteriorização das funções vitais. Essas perdas podem ser pequenas ou consideráveis, dependendo do tempo de internação e do quadro clínico. Quando o paciente recebe alta ou é encaminhado ao home care para tratamento, existe a necessidade de retomar essas funções e a Fisioterapia é imprescindível neste processo”, disse Oliveira.
O especialista vai tratar de todos os passos da desospitalização. “Vou falar de como começa o processo, da abordagem da equipe hospitalar aos trâmites burocráticos. Depois, vou tratar dos cuidados para uma alta segura, do papel da equipe de home care e da importância da família nesta transição. Finalmente, vou abordar o plano de trabalho fisioterapêutico, como é pensado, definido e desenvolvido”, afirmou Vinícius Oliveira.
Atualmente, existem inúmeros procedimentos realizados em tratamentos domiciliares. Para a reabilitação respiratória, são pensados exercícios que podem contar com o auxílio de aparelhos, como no caso da ventilação mecânica por pressão positiva, que auxilia e facilita a tosse. Na recuperação motora, há os exercícios ativos, assistidos, ativos assistidos e resistidos. No caso da readaptação neurológica, podem ser mobilizados exercícios em diagonal, treino de marcha, entre outros.  

SERVIÇO:

A palestra “O papel da Fisioterapia na alta hospitalar” acontece, no sábado (22), às 9h, no auditório da Unimed: avenida João Pinheiro, 639, Centro. A entrada é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone 9 8863-0067 ou pelo site https://www.sympla.com.br/desospitalizacao-o-papel-da-fisioterapia-na-alta-hospitalar__164967.
Informações: 3235-6000.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Palestra discute o papel da Fisioterapia na alta hospitalar
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial