terça-feira, 4 de julho de 2017

Hospital Santa Genoveva inicia primeiro serviço particular de transplante de medula

O Hospital Santa Genoveva é o primeiro hospital privado do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a oferecer o serviço de transplante autólogo de medula óssea. A aprovação veio na sexta-feira (30), após visita técnica de representantes do Ministério da Saúde para avaliação das instalações, em 13 de maio. O primeiro transplante deverá ocorrer ainda no mês de julho.
A implantação do serviço de transplante foi pensada dentro de um plano de atendimento integral ao paciente oncológico, implantado em outubro de 2016. “Ao contrário de serviços de oncologia montados em clínicas, o atendimento feito pelo Santa Genoveva está estruturado dentro da área hospitalar, se valendo da qualidade dos serviços do hospital. Assim, o paciente tem diagnóstico, tratamento, acompanhamento, tudo em um único local”, afirmou o diretor administrativo financeiro da instituição, José Junqueira de Freitas.
O propósito da instituição de saúde é responder às demandas da sociedade, não apenas com avanços tecnológicos, mas com benefícios sociais. “Os pacientes da cidade e região que precisam de transplante são encaminhados para cidades, em geral, do estado de São Paulo, o que gera alto custo financeiro e emocional. Com a instalação do serviço de transplante na cidade, a dificuldade dos pacientes e familiares será amenizada”, afirmou Freitas.

Oncologia
Em outubro de 2016, com um investimento de R$ 1,5 milhão, o Santa Genoveva iniciou o novo serviço de oncologia. “Até então, não fazíamos apenas o tratamento ambulatorial de quimioterapia”, disse o CEO do Hospital Santa Genoveva, Carlos Clayton Lobato. Buscando a excelência no atendimento, a gestão do complexo hospitalar adquiriu uma cabine para manipulação de medicamentos injetáveis.
“É chamada Capela Estéril e projetada para criar áreas de trabalho estéreis para a manipulação de medicamentos que não possam sofrer contaminação, garantindo a segurança da manipulação e do paciente”, disse o diretor clínico do Santa Genoveva, Geraldo Carneiro Júnior. A instituição dispõe de 10 leitos individuais para pacientes que necessitam de quimioterapia.

Ampliação
Com mais de quatro décadas de história, o Hospital Santa Genoveva segue empenhado na expansão da infraestrutura em 2017. Com cerca de 120 leitos operacionais para internação, em agosto deste ano, a instituição inicia a construção de 72 novos leitos, com previsão de inauguração em dezembro de 2018. O orçamento do projeto é de R$ 20 mi.
“Este avanço ultrapassa o Santa Genoveva, é um salto de qualidade na internação em Uberlândia e região, diante do déficit de leitos que há em instituições particulares. Também é um salto de qualidade, se levado em conta o padrão de hotelaria, que vai acompanhar os melhores hospitais do país”, disse o CEO da instituição, Carlos Clayton Lobato.

Representação
Em fevereiro deste ano, a organização ingressou na Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), sendo o primeiro hospital do Triângulo Mineiro a figurar entre o seleto grupo de hospitais associados, como Beneficência Portuguesa e Hospital Albert Sabin. “Este é um canal fundamental de troca de informações, que abre portas para congressos e grupos de trabalho em diferentes áreas, como Tecnologia da Informação e Recursos Humanos”, afirmou o CEO do Santa Genoveva.

A gestão do hospital também iniciou neste ano um processo de governança clínica buscando a certificação canadense Qmentum. A proposta é implantar um protocolo de atendimento que segue os pilares segurança do paciente, envolvimento com o entorno, criação de times de liderança e planejamento estratégico. “Dessa forma, caminhamos rumo às metodologias internacionais de excelência, que orientam os padrões de alta performance em qualidade e segurança”, afirmou Geraldo Carneiro Junior. A organização já conta com certificado da Organização Nacional de Acreditação (ONA).

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Hospital Santa Genoveva inicia primeiro serviço particular de transplante de medula
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial