sexta-feira, 7 de julho de 2017

Dia Mundial da Saúde Ocular: data reforça a importância da prevenção

O dia 10 de Julho chama a atenção para um tema muito importante referente à nossa saúde: os cuidados preventivos com a saúde ocular.
No Brasil, segundo dados do Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem 6,5 milhões de pessoas com deficiência visuais sendo 582 mil cegas e 6 milhões com baixa visão. No entanto, entre 60 e 75% desses casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis e/ou curáveis, se identificados precocemente e tratados adequadamente.
As pessoas têm se preocupado cada vez mais com um estilo de vida saudável, mas muitas esquecem ou desconhecem a necessidade do cuidado com a saúde dos olhos. Esperam as vezes sentir algum sintoma ou desconforto, para depois tomarem alguma medida. O problema é que algumas doenças oculares não apresentam sintomas nos estágios iniciais, como no caso do glaucoma, e por isso o diagnóstico pode vir a ser feito em um estágio em que a perda da capacidade visual já pode ter acontecido e a qualidade de vida ter sido prejudicada.
Diante deste cenário, por mais repetitivo que possa parecer, a mensagem importante a ser repassada é: a prevenção e o atendimento oftalmológico são decisivos para alterar as condições de saúde ocular da população.
O ideal é que cuidados preventivos básicos sejam colocados em prática, com o intuito de manter a saúde ocular, prevenir doenças e em último caso, descobrir precocemente qualquer alteração visual e tratar adequadamente.

Veja abaixo 08 dicas importantes para ter olhos saudáveis:
1. Mantenha uma alimentação saudável.
Abandone aqueles maus hábitos alimentares, como excesso de fritura, sal, açúcar e carne vermelha, e adote refeições saudáveis;
2. Dê um basta no cigarro.
O fumo compromete a circulação sanguínea da retina, reduz a quantidade de antioxidantes presentes no sangue, e afeta a visão em qualquer fase da vida, principalmente a partir dos 65 anos.
3. Não saia de casa sem óculos de sol.
A exposição aos altos índices de raio ultravioleta pode provocar degeneração macular – doença que afeta a parte central da retina.
4. Muito cuidado ao passar horas diante do computador.
Quem trabalha ou estuda muitas horas em frente ao computador deve fazer pausas a cada duas horas para que os olhos descansem durante o período.
5. Jogue fora a maquiagem velha.
Leia atentamente o prazo de validade e descarte o que já venceu.
6. Aprenda a usar óculos de proteção.
Assim como cada prática esportiva tem seus equipamentos de proteção, também os olhos merecem ser protegidos durante o esporte, as atividades de lazer e até mesmo durante alguns serviços manuais.
8. Não deixe de consultar um oftalmologista.
Há pessoas que simplesmente passam anos e anos sem fazer um checkup da visão, dando como garantido um bem – a visão – que pode se deteriorar com o passar do tempo, principalmente se a pessoa não tomar os devidos cuidados. A indicação básica é de consulta oftalmológica 1 vez ao ano.

Lembre: se: a prevenção faz a diferença na saúde ocular.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Dia Mundial da Saúde Ocular: data reforça a importância da prevenção
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial