segunda-feira, 10 de julho de 2017

Cuidados com os olhos devem ser constantes

Uso excessivo da tecnologia pode causar desconforto 

Atualmente, devemos concordar que não há quem viva sem tecnologia, não é mesmo? Seja o celular, o tablete ou o notebook, todos são rodeados de informação e conectividade, em qualquer faixa etária. Pesquisas realizadas Comitê Gestor da Internet no Brasil apontam que 102 milhões de brasileiros se utilizam da internet para os mais variados serviços, desde trabalho até entretenimento e lazer.
Porém, esta tecnologia que traz benefícios não seria a mesma que pode causar males? De acordo com o oftalmologista do Hospital Santa Clara, Dr. André Luiz Abrão Rangel, os desconfortos causados pelo uso da tecnologia podem atingir todas as faixas etárias e devem ser observados. “Muitas pessoas têm receio de que, se usarem a tecnologia abusivamente, poderão desenvolver alguma doença e isso não é verdade. O que devemos ficar atentos é com os desconfortos que tendem a surgir desse uso, como irritação nos olhos e dificuldades para enxergar”, comenta o médico.
Segundo ele, o uso de computadores e aparelhos eletrônicos muitas vezes causam um desconforto visual, visto que a concentração demandada por eles faz com que os indivíduos pisquem menos os olhos e, com isso, a lubrificação seja reduzida. “Quando os pacientes se queixam de desconfortos visuais, muitas vezes relacionados à tecnologia, deve-se perceber que o ato de piscar, que auxilia na lubrificação dos olhos, é reduzido. Enquanto piscamos cerca de 20 vezes por minuto sem o uso de eletrônicos, quando estamos utilizando esses aparelhos piscamos apenas sete vezes”, explica o oftalmologista.

A recomendação do médico é que o uso dos aparelhos seja moderado e que a saúde dos olhos seja priorizada. “Sabemos que a tecnologia nos desperta e nos auxilia. Porém, os cuidados com seu uso devem ser redobrados, principalmente em relação à saúde ocular; pausas para descanso dos olhos devem ser feitas, para evitar desconfortos e irritações”, finaliza o médico.

Compartilhar

Postagens Relacionadas

Cuidados com os olhos devem ser constantes
4/ 5
Oleh

Assine via e-mail

Adicionar o seu endereço de e-mail para subscrever .

Página inicial